O Procon de Palhoça orienta os munícipes que andam recebendo ligações indesejadas e insistentes de bancos e instituições financeiras oferecendo empréstimos consignados: é possível evitar esse tipo de contato.
A primeira maneira é bloquear os números no próprio telefone. Se somente isso não for suficiente, existem algumas plataformas que podem ajudar o cidadão a se livrar do incômodo.
Em 2020, foi criado o site www.naomeperturbe.com.br, para impedir o assédio comercial de bancos e financeiras. A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos da Associação Brasileira de Bancos, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o
INSS.
Pela ferramenta disponível no site, é possível bloquear chamadas de instituições financeiras que concedem empréstimos de cartões de crédito e consignado. Você pode cadastrar telefones fixos e celulares relacionados ao seu CPF. O bloqueio entra em vigor 30 dias após o registro e dura por um ano. Você pode escolher se bloqueia instituições financeiras específicas ou todo o segmento que atua na oferta do consignado.