Como incentivo à leitura, o Centro de Educação Infantil (CEI) São Judas Tadeu, localizado no bairro Ipiranga, iniciou em abril ação em parceria com os Correios. Baseado no livro de Allan Ahlberg, a turma G4 participou do projeto “O Carteiro Chegou”, elaborado pelos professores Ana Caroline de Paula de Souza, Patrícia A. O. da Silva, Priscila Schveitzer Vandresen e Lucas Barreto Klein.
O livro conta a história do carteiro que entrega correspondências para os personagens dos contos de fadas. “É uma oportunidade de trabalhar os clássicos das histórias infantis e resgatar a troca de correspondências, que já não faz mais parte dessa geração. Assim, incentivamos e despertamos o interesse pelo mundo letrado”, relatou a professora Ana Caroline.
O projeto começou com a chegada do livro pela carteira Jandiléia, que se dirigiu até a sala e explicou sobre a entrega de correspondências. Em outra oportunidade, os alunos fizeram uma caminhada no entorno, identificando o nome da rua, números das casas e quais tinham ou não caixa de correio. Ao voltar para a sala, a turma visualizou as casas de cada aluno – por meio do Google Earth – e compararam a distância até o CEI.
Para finalizar a primeira etapa do projeto, as crianças visitaram a agência dos Correios. Lá cada criança adquiriu um selo e postou a carta, produzida em casa com a ajuda dos familiares, para ser entregue a um colega sorteado.
“Trabalhamos questões relacionadas à organização urbana, visualizando o mapa-múndi e onde fica o Brasil, Santa Catarina e o Munícipio de São José. Construímos uma caixa de correspondências e agora trocamos cartas com personagens muito especiais, que estão guiando as crianças para um passeio nos contos de fada”, ponderou Ana Caroline.