“Entrar com uma ação trabalhista é um direito garantido por lei, mas o sucesso do processo depende de uma boa preparação. O primeiro passo é organizar todas as provas que comprovem suas alegações, como contrato e carteira de trabalho, holerites, registro de ponto, mensagens ou e-mails e principalmente as testemunhas. Essas evidências precisam ser claras e objetivas, já que serão fundamentais para embasar o pedido e evitar contradições.
Além disso, é importante estar atento aos prazos. Você tem até 2 anos após o término do vínculo de trabalho para ingressar com a ação, podendo discutir até 5 anos anteriores. Ter um advogado especializado ao seu lado é indispensável para avaliar as provas reunidas, estruturar os pedidos e garantir que sua ação seja conduzida de forma estratégica e eficiente.
Com as provas organizadas e a assessoria jurídica adequada, suas chances de sucesso aumentam significativamente. Processos trabalhistas podem levar tempo, mas, com paciência, é possível alcançar a reparação dos seus direitos.
Defender seus direitos é mais do que buscar justiça; é garantir que o respeito e a dignidade no trabalho sejam preservados. Se você ainda tem dúvidas ou precisa de orientação, não hesite em buscar ajuda profissional”.
–Luiz Fernando Curcio, advogado trabalhista em São José