A trajetória de Guga Kuerten, cuja história está conectada à cidade de Florianópolis, transcendeu as vitórias no esporte e se transformou em um legado de sucesso nos negócios, impulsionado pela união familiar e pelo espírito empreendedor. Rafael Kuerten, irmão do tricampeão de Roland Garros e gestor do Grupo Guga Kuerten, compartilhou essa trajetória inspiradora durante a Reunião da Diretoria Executiva (DIREX) realizada pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), revelando os bastidores do grupo que se tornou referência em diferentes setores, desde o investimento imobiliário até a educação esportiva. Rafael, que já havia participado do 1º Ciclo de Ideias da ACIF Jovem em 1998, voltou à ACIF para destacar o crescimento do grupo ao longo dos anos.
Em sua fala, Rafael destacou a importância de valores como a persistência, disciplina e a busca por soluções diante dos desafios enfrentados ao longo dos anos. O gestor contou que a construção do seu negócio exigiu resiliência, equilíbrio, e, acima de tudo, o apoio da família. Rafael encerrou sua fala com uma reflexão sobre os desafios do crescimento sustentável: “É muito fácil se perder na empolgação de querer mais e acabar se precipitando. Para dar certo, tem que ter muito pé no chão. Nós fomos vivendo um dia de cada vez, avaliando cada situação, até chegarmos onde estamos hoje”.
O Grupo Guga Kuerten iniciou suas operações com um investimento imobiliário em 1999 e, desde então, ampliou suas áreas de atuação. Em 2000, foi criado o Instituto Guga Kuerten, seguido pela Escola Guga Tênis, em 2010, e a consolidação do Grupo Guga Kuerten em 2012. Hoje, o grupo se divide em quatro vertentes: Company, Franquias, Participações e a RGK Investimentos.
A relação entre a família Kuerten e a ACIF é marcada por contribuições importantes e homenagens. Com uma trajetória que inspira Florianópolis, a família reforça a conexão entre esporte, empreendedorismo e responsabilidade social, valores fundamentais para a ACIF e para a cidade.