A Prefeitura de Florianópolis começou a dar um fôlego no recapeamento asfáltico da estrada geral do Canto da Lagoa, a Rua Laurindo Januário da Silveira, desde quarta-feira (5). Por conta disso, está funcionando o Sistema Pare e Siga para controle do trânsito. As obras, que fazem parte da revitalização total da via, vêm sendo conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.
Na sexta-feira (31), passados somente 17 dias do início dos trabalhos na Laurindo Januário da Silveira, a nova capa asfáltica foi feita pontualmente: apenas nas alças iniciais da via, ou seja, nos 100 primeiros metros, próximo da sua interseção com a Rodovia Admar Gonzaga (SC-404) ao pé do morro da Lagoa. A agilidade em começar essa etapa tem a ver com a estratégia adotada de executar os serviços previstos por trechos.
A via tem 5,5 km de extensão e, nesse trecho em obras, o recapeamento vai acontecer até por volta do Km 2.0. Desde o dia 14 de maio, ele passou pela recuperação do sistema de drenagem nos pontos que houve necessidade e pela fresagem (raspagem do asfalto velho para recebimento do novo).
Os mesmos serviços serão feitos seguindo a sequência da via, que ainda vai receber calçadas, contemplando motoristas e pedestres, entre eles, pessoas com deficiência. O prazo de conclusão da revitalização que está sendo executada pela empreiteira Terraplein Ltda, é de um ano, e o investimento, da ordem de R$ 9,42 milhões.
A estrada geral do Canto da Lagoa tem grande importância para essa região da Lagoa da Conceição, pois, ao percorrê-la, alcança-se a Rodovia Antônio Luiz Moura Gonzaga (SC-406), outra via principal, no Rio Tavares.