Santa Catarina, principalmente a região da Grande Florianópolis, é desde os anos 90 uma referência quando o assunto é cardiologia no Brasil. E para consolidar ainda mais essa tradição, a capital catarinense recebe nos dias 2 e 3 de junho o 1º Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista. Nos dois dias serão apresentadas novidades e as novas tecnologias da especialidade. Dentre os palestrantes convidados está o Dr. Lorenzo Azzalini, referência mundial da nova geração da cardiologia intervencionista mundial.
Segundo o Dr. Marcelo Harada, médico catarinense idealizador e principal nome a frente do Simpósio, o cardiologista Dr. Azzalini, que é nascido na Itália e atualmente atua na universidade de Washington, em Seattle, conta com mais de 200 artigos científicos publicados. “O Dr. Lorenzo, meu amigo e mentor, é Phd pela universidade de Madrid, trabalhou seis anos no hospital referência da Itália, o São Rafael em Milão, e depois ficou por dois anos em Nova York, no Hospital Mount Sinai. Hoje é o chefe de pesquisas e operador assistente do Dr. William Lombardi, que ganhará o prêmio de melhor operador do mundo este ano no congresso mundial”, compartilha o cardiologista Dr. Marcelo Harada.
Outro profissional que é referência no assunto é o mexicano Dr. Neisser Morales, chefe do departamento de intervenções complexas do principal hospital do México. A unidade configura entre os melhores operadores da América Latina. Completa a lista de convidados o médico catarinense Dr. Felipe Simão. “O Dr. Felipe, o único catarinense a ser presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), junto do Dr. Mario Mussi, são os maiores nomes da cardiologia no estado de Santa Catarina ainda em plena atividade. O Dr. Mario foi o pioneiro, mas continua com a mente cada vez mais ativa”, destaca o médico.
Dr. Marcelo Harada, que atua como cardiologia intervencionista e tem doutorado em cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor HCFMUSP), e já publicou diversos artigos científicos, em publicações nacionais e internacionais, destaca que a nova geração, além de operar e estar em contato com as novas técnicas deve estar também na pesquisa científica. “Na minha opinião isso é importante e faz com que o possamos oferecer o melhor para o paciente”, complementa.
1º Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista
Idealizado pelo médico Dr. Marcelo Harada, o Simpósio, que conta com a parceria do Grupo Baía Sul, Hospital Baía Sul e Imperial Hospital de Caridade, nasce com o objetivo de dar continuidade ao trabalho exercido pelo pai na cardiologia intervencionista. Tanto que alguns dos maiores nomes da cardiologia intervencionista mundial vão estar em Florianópolis para apresentar, discutir e difundir os novos conceitos e novidades da especialidade.
“Queremos compartilhar isso tudo com os profissionais participantes do Simpósio, a fim de que eles possam utilizar dessas novidades em pacientes que muitas vezes ficam sem opção. Mas, com a técnica correta, o planejamento e o uso de novos dispositivos ganham uma chance não apenas de viver mais, sobretudo de ter uma melhor qualidade de vida nesses anos”, destaca.
|
Inscrições gratuitas
Na programação do evento estão temas como Manejo de lesões calcificadas, Tomografia de Coerência Ótica (OCT) vs Ultrassom Intracoronariano, Angioplastia guiada por inteligência artificial, Dispositivo de assistência circulatória e Controvérsias no manejo dos pacientes de alto risco.