Hoje é terça-feira, 10 de setembro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIRORevelações dos números da pesquisa Quaest/NSC TV

Revelações dos números da pesquisa Quaest/NSC TV

Veja a algumas avaliações sobre os números divulgados pela primeira pesquisa divulgada pela NSC e feita pela Quaest para a eleição de Florianópolis

NSC divulga primeira pesquisa

Grupo NSC TV divulgou com exclusividade nesta terça (28) a pesquisa Quaest para a prefeitura de Florianópolis. O levantamento foi feito em todas as Capitais e divulgado pelos canais da Globo. No passado o instituto escolhido era o IBOPE, que se tornou IPEC na eleição passada. Para essa eleição a Quaest foi a empresa pesquisadora escolhida.

Os números divulgados não trazem muitas novidades, mas trazem algumas consolidações, se comparados com levantamentos internos das campanhas. Bom grifar que a pesquisa Quaest foi realizada presencialmente com 852 eleitores de 16 anos ou mais em Florianópolis, entre os dias 24 e 26 de agosto, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SC-08197/2024. A margem de erro é de 3% percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

A amostra, na estimulada, traz o prefeito Topázio Neto (PSD) liderando com folga com 40% das intenções de voto. Em segundo lugar, e nesse momento da campanha se credenciando para o segundo turno, vem o ex-prefeito, Dário Berger (PSDB), com 16%, seguido pelo candidato Marquito (PSOL) com 13. Também pontuam Lela, do PT e Pedrão do PP, ambos com 6%. Os demais candidatos fizeram 0% das intenções de votos e há 10% de indecisos e 9% de Branco/Nulo/Não vai votar.

Os números completos do levantamento podem ser conferidos através deste link, na plataforma da NSC. Os colunistas do grupo de comunicação já dissecaram os números revelados pela pesquisa. Mas, há várias considerações que se fazem necessárias.

Pesquisa estimulada de intenção de voto para prefeitura de Florianópolis — Foto: Reprodução/NSC TV

Segundo turno

O levantamento da Quaest aponta que um possível segundo turno na Capital – com Topázio com 40% das intenções de votos – está dentro da margem de erro, visto que os demais candidatos somados chegam a 41% das intenções de votos. Assim, pode ter ou pode não ter segundo turno, lembrando que para a eleição acabar no primeiro turno um candidato precisa fazer 50% dos votos válidos mais um voto. Mas, a tendência é de que com o horário de TV iniciando e as campanhas se intensificando, a possibilidade de segundo turno cresça, juntamente com as intenções de votos dos candidatos.

O adversário

Caso a eleição caminhe para segundo turno, estão neste momento melhor posicionados Dário com 16% e Marquito com 13%, empatados tecnicamente, dentro da margem de erro. Porém, Lela do PT e Pedrão do PP, não estão muito fora da disputa não, ambos com 6%. Como a campanha recém começou e rádio e televisão só iniciam nesta sexta, dia 30, estamos falando de uma eleição muito aberta ainda.

Voto decidido

Um dado positivo para o prefeito Topázio Neto, que tem 40% das intenções de voto, é que, segundo a pesquisa, para 47%, a decisão de voto é definitiva.

Nem sabem que é candidato

Já para o ex-prefeito Dário Berger (PSDB) a notícia positiva da pesquisa é que a maioria das pessoas sequer sabe que ele é candidato. Na pergunta espontânea, o seu nome é citado por apenas 3%. Já quando os nomes são dados pelos entrevistador, na estimulada, esse percentual sobe para 16%, num crescimento de em torno de cinco vezes a intenção de voto.

Para se ter uma ideia, o líder, o prefeito Topázio, na espontânea tem 21% e apenas dobra a intenção de votos para a estimulada, chegando a 40%. Marquito também cresce pouco, de 7% para 13%. Ou seja, com a campanha e a exposição na TV, Dário tem condições de crescer substancialmente.

Rejeição

Mesmo com essa condição de crescer, um dado deve servir de alerta na campanha do ex-prefeito Dário: a rejeição. Dos entrevistados, 43% disseram que conhecem o ex-prefeito e não votariam nele. Boa parte desses eleitores é simpática a Topázio ou seja, justificável a rejeição a Dário diante do atual cenário, mas, inegavelmente, há eleitores também de outras vertentes políticas o rejeitando.

Governo

Topázio Neto tem uma rejeição menor, de 30% e a avaliação de seu governo é considerada positiva para 50% dos entrevistados e outros 31% consideram seu governo regular. Ou seja, o prefeito tem onde avançar para melhorar suas intenções de voto.

Primeira pesquisa

Importante ressaltar que na eleição de 2020, o então prefeito Gean Loureiro iniciou a disputa por sua reeleição com um percentual de 58% das intenções de voto na primeira pesquisa NSC. Ao final chegou aos 54%. A desidratação do líder inicial nas pesquisas é natural, visto que durante a campanha, todos os candidatos tendem a crescer. Hoje Topázio inicia a disputa com 40%, na primeira pesquisa da NSC.

Primeira pesquisa da NSC em 2020
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa