Todas as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Palhoça estarão abertas das 8 às 17h no próximo sábado (6 de maio) para vacinar os grupos prioritários da “Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe”, além de imunizar pessoas com mais de 18 anos com a vacina bivalente contra a Covid-19. A proposta do “dia D” é facilitar o acesso às vacinas para quem trabalha ou estuda durante o horário comercial e tem dificuldades para ir até o serviço de saúde durante a semana.
A campanha contra gripe Influenza, que ocorre até 31 de maio, tem como público alvo crianças com menos de 6 anos, gestantes, mães recentes (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, indígenas, idosos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade, agentes prisionais, portadores de doenças crônicas e condições especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento. A Vigilância Epidemiológica explica que as pessoas que fazem parte desses grupos têm mais chances de desenvolver complicações decorrentes da gripe, por isso a importância de se imunizar.
Para a dose de reforço da vacina bivalente de Covid-19, que protege contra o coronavírus (o SARS-CoV-2) e a variante Ômicron, é recomendado o intervalo mínimo de 4 meses a partir da última dose de qualquer reforço monovalente ou da última dose do esquema primário.
Além do imunizante bivalente para pessoas com mais de 18 anos e maiores de 12 com comorbidades, estão disponíveis nas unidades de saúde todas as vacinas contra COVID, sendo que para menores de 5 anos apenas nas UBS dos bairros Barra do Aririu, Frei Damião, Ponte do Imaruim, Centro e Pinheira.