Hoje é terça-feira, 25 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSão José amplia pontos de coleta de tampinhas para projeto Ecopet

São José amplia pontos de coleta de tampinhas para projeto Ecopet

Material coletado é revertido em castração de cães e gatos

A Prefeitura de São José, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Administração e o projeto Ecopet, vai implementar pontos de coleta seletiva de tampinhas plásticas em toda a rede municipal de ensino. Esta ação, em parceria com a Educação, não apenas promove a conscientização ambiental, mas também apoia a castração de cães e gatos. A Prefeitura realiza a coleta há dois anos e já arrecadou 2,5 toneladas de tampinhas.

Até o momento, onze centros de educação infantil, seis centros educacionais municipais e duas escolas ambientais aderiram ao projeto de forma voluntária. A meta é que todas as unidades recebam um recipiente próprio da Ecopet, destinado à coleta seletiva deste tipo de resíduo sólido. 

Parceria com Ecopet

Na última semana, a Prefeitura entregou mais 200 quilos de tampinhas ao projeto. Além de contribuir para a castração de animais, essa iniciativa colabora para a limpeza de locais públicos, como praças, praias e ruas, evitando o acúmulo de resíduos em bueiros e a poluição do mar.

A cada 120 quilos de tampinhas arrecadadas, é possível realizar uma castração, cujo valor médio é de R$ 90. Por isso, a Secretaria de Administração pede o engajamento contínuo da população na campanha, visando ampliar o apoio à causa nos diversos departamentos públicos.

São aceitas tampinhas de garrafa PET, de produtos de higiene e limpeza, embalagens de remédios, entre outras. A Ecopet, entidade sem fins lucrativos responsável pelo projeto, já castrou mais de cinco mil animais no estado e recolheu mais de 250 toneladas de plástico, garantindo o destino adequado à reciclagem.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa