A Prefeitura de São José segue mobilizada para ampliar a cobertura vacinal contra a gripe. Para facilitar o acesso dos grupos prioritários, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando ações de vacinação in loco, diretamente em locais estratégicos, além das unidades básicas de saúde (UBSs), como escolas, instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) e hospitais.
As equipes estão aplicando a vacina em crianças que frequentam os Centros de Educação Infantil (CEIs), idosos residentes em ILPIs e também profissionais da saúde que atuam em hospitais como o Regional e a Unimed. Essa estratégia tem contribuído para ampliar o alcance da campanha, que agora registra cerca de 40% da meta de cobertura vacinal atingida no município.
Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, apesar do avanço, o alerta permanece. “A vacinação in loco tem dado bons resultados e ampliado o alcance entre os grupos prioritários. Mas é fundamental que a população procure as UBSs para se vacinar. A gripe pode parecer simples, mas pode evoluir para quadros graves e até hospitalização, especialmente em pessoas com fatores de risco”.
As 26 Unidades Básicas do município seguem aplicando o imunizante de segunda a sexta-feira. A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Basta apresentar um documento com foto e, se possível, a carteirinha de vacinação.
Confira os endereços e horários das unidades: saojose.sc.gov.br/dap/unidades-basicas-de-saude-postos-de-saude