A causa animal tem sido uma bandeira bastante levantada pela Prefeitura de São José. Na última sexta-feira (18), a Secretaria de Administração entregou mais de 100 quilos de tampinhas de plástico, que serão revertidas para a castração de cães e gatos no Município. A adesão ao projeto, em parceria com a Ecopet, é uma realidade nas dependências públicas de São José, pois tanto na própria Prefeitura como também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Educação, há pelo menos um recipiente à espera das tampinhas.
Desde novembro de 2022, foram entregues um total de 1,8 mil quilos tampinhas. A parceria já rendeu benefícios tanto ao meio ambiente, quanto aos animais. “Vamos continuar com a campanha, pois tem sido muito importante para a castração animal. Temos muita receptividade da população que vem até os locais de arrecadação entregar as tampinhas. Agradecemos à população e aos servidores municipais. Estamos juntos nesta campanha. O prefeito Orvino Coelho de Ávila está feliz e é o primeiro a incentivar o projeto”, destacou a secretária de Administração, Adriana Isolete de Souza.
Além da castração de animais, a iniciativa retira tampinhas de locais públicos, como praças, praias e ruas, evitando o acúmulo de sujeira em bueiros e a poluição do mar. Na causa animal, a cada 120 quilos de tampinhas arrecadadas, uma castração, com valor médio de R$ 90, é feita. A secretária pede para que os cidadãos continuem participando da campanha, para que o apoio à causa continue crescendo nos departamentos públicos.
São aceitas tampinhas de garrafa pet, de shampoo, leite, amaciante, sabão líquido, embalagens de remédios, entre outros. A Ecopet é uma entidade sem fins lucrativos e por meio desta iniciativa já castrou mais de cinco mil animais no estado, tendo recolhido mais de 250 toneladas de plásticos, garantindo o destino adequado à reciclagem.