Nas 188 anos da Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), um dos destaques recentes de trabalho voltado à comunidade tem sido a parceria firmada com a Prefeitura de São José no resgate a cavalos das vias públicas. O convênio atua concretamente na defesa da vida dos animais e também das pessoas, já que garante segurança na vias públicas. Em 2023, a parceria foi ampliada, dando mais atribuições para a Cavalaria no trato aos equinos e incluindo novas secretarias, para ajudar com a demanda.
O convênio permite que a Cavalaria abrigue 20 equinos. De março até maio de 2023, foram resgatados mais 16 animais, todos em fase adulta, e três idosos. Os animais foram resgatados dos bairros Forquilhas, Forquilhinha, Ipiranga, Areias, Jardim Cidade, Sertão do Maruim e Areias.
Sete deles estão em boas condições e um saudável; oito deles estão magros, com carrapatos e lesões. Seis animais foram devolvidos ao tutor, pois não tinham sinais de maus- tratos, no entanto o responsável teve de pagar pelo tratamento e os animais foram microchipados, para evitar reincidência. Dois cavalos seguem com o tratamento. Dos 16 equinos, um veio a óbito, pois estava machucado em decorrência de queda severa de um barraco.
TRATAMENTO
Todo equino resgatado passa por um isolamento de alguns dias até que os exames identifiquem resultado negativo para doenças infecciosas, permitindo que possa estar junto dos demais equinos.
Após 60 dias contando com a data de resgate, os animais recebem atendimento clínico e alimentação adequada. O tutor pode reaver a tutela do cavalo, desde que não tenha sinais de maus-tratos. Mas, para que a situação de abandono não se repita, o animal deixa a Cavalaria microchipado, devendo o responsável arcar com todos os custos enquanto o animal estiver sob a tutela da Cavalaria.
Mas se apresentar sinais de maus-tratos, o animal não retorna para o antigo tutor, sendo encaminhado para uma lista de adoção da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,. Ela será responsável pelo processo, analisando se o candidato tem condições reais para manter o animal saudável.
DENÚNCIAS
O resgate de animais das ruas tem como origem denúncias encaminhadas à Ouvidoria, redes sociais e Guarda Municipal. Além de garantir vida digna aos animais, as ações têm objetivo também de evitar acidentes nas vias públicas.
Em casos de cavalos soltos em via pública, a denúncia pode ser realizada por meio do número 153 da Guarda Municipal, pela Ouvidoria da Prefeitura 0800 6449040 ou 3381-0000 passando para o ramal da Fundação do Meio Ambiente.