spot_img
Hoje é quarta-feira, 27 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIASão José está entre as 10 cidades de SC com maior volume...

São José está entre as 10 cidades de SC com maior volume de novos pequenos negócios

Município ocupa a 5ª posição no ranking estadual, que registrou crescimento de 21% nas formalizações no primeiro semestre de 2025

spot_img

São José segue se consolidando como um dos principais polos de empreendedorismo em Santa Catarina. De acordo com levantamento do DataSebrae, o município aparece entre as dez cidades catarinenses que mais registraram novos pequenos negócios no primeiro semestre de 2025, ocupando a quinta posição no ranking estadual. Foram responsáveis por 4,5% de todas as formalizações no estado.

O estudo mostra que apenas dez municípios concentram mais da metade (50,7%) dos novos negócios abertos em Santa Catarina. Florianópolis lidera a lista, com 10,4% das formalizações, seguida de Joinville (9,4%), Blumenau (5,2%), Itajaí (5,0%) e São José (4,5%). No total, o estado registrou 151.760 novos pequenos negócios entre janeiro e junho, o que representa 97% de todas as empresas criadas no período. O crescimento foi de 21,3% em relação ao mesmo semestre de 2024, reforçando a força do empreendedorismo catarinense.

Em São José, o movimento reflete um cenário de dinamismo econômico e de apoio ao setor. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Silvinei Vasques, os números comprovam a importância das ações voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios. “São José tem buscado cada vez mais oferecer condições para que o empreendedor encontre apoio, capacitação e oportunidades. Esse resultado mostra que o nosso município é fértil para quem quer empreender e crescer junto com a cidade”.

As atividades mais buscadas pelos novos empreendedores refletem as tendências do mercado. Entre os microempreendedores predominam os serviços administrativos (6,2%), saúde (9% somando médicos, odontólogos e outras áreas), intermediação imobiliária (3,6%) e alimentação (3,5%).

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa