Hoje é terça-feira, 23 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSão José ganhará primeira unidade de conservação municipal

São José ganhará primeira unidade de conservação municipal

Projeto apresentado reforça importância dos cuidados ambientais no entorno do Jardim Botânico Max Hablitzel (Potecas)

São José ganhará a primeira unidade de conservação municipal. O local é a área no entorno do Jardim Botânico Max Hablitzel, localizado no bairro Potecas. Com o estudo realizado, será possivel também receber recursos financeiros para ampliar a preservação ambiental e permitir a modernização com diversos projetos que a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O projeto foi apresentado no início da semana durante a primeira reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está dando o próximo passo para tornar realidade a unidade de preservação. Agora, está sendo preparada a minuta da Lei, que será apresentada ao prefeito Orvino Coelho de Ávila. Depois disso, o projeto de Lei é encaminhado à Câmara Municipal para votação. Outra etapa são as audiências públicas para a contribuição da comunidade na preservação e conscientização do local.

NA PRÁTICA

A iniciativa é um grande passo para o Município. Grandes empresas que se instalam em São José, precisam fazer um licenciamento ou uma supressão de grande volume, vão pagar uma taxa para a unidade de preservação. Como o Município ainda não possui essa unidade, a taxa fica no Governo do Estado ou no Ibama (Ministério do Meio Ambiente), dependendo do licenciamento, não retornam para a cidade. Assim, a Prefeitura tirando do papel a unidade, tem então o direito de receber, estando na zona de amortização do local, tendo direito de receber esse valor.

Assim, conforme o plano de manejo (estruturação da unidade), esses valores podem ser aplicados na expansão e na manutenção da unidade de conservação, infraestrutura, para ampliar o conhecimento sobre conservação, que tenha vínculo com o espaço ou que esteja contando com essa atividade dentro do plano. Isso permite a modernização com diversos projetos que a Fundação já possui.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa