A Prefeitura de São José iniciou nesta quarta-feira (29) uma importante etapa para a renovação do transporte coletivo de passageiros na cidade. Os pesquisadores iniciaram a aplicação de questionários nos bairros, para ouvir a população e compreender os hábitos de deslocamento. A partir da pesquisa, o município irá remodelar o sistema, com mais integração entre os bairros, novas linhas, horários compatíveis com as necessidades da população e maior eficiência no atendimento.
A iniciativa é da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito, em parceria com a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) e apoio técnico do Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans/UFSC). Os dados vão embasar a nova concessão do transporte coletivo em São José.
A secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Luiza Grando, destaca a relevância da participação popular no processo. “A pesquisa é uma oportunidade de escutar diretamente quem utiliza o transporte público todos os dias. A opinião da população é peça-chave para construirmos um sistema mais eficiente, moderno e que atenda de fato às necessidades de São José. A Fepese irá elaborar uma minuta técnica que servirá como base para a nova licitação”, explicou.
A população também pode participar da pesquisa online acessando o link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScJP0qkP9ZAr3adMPaz9WbPb-MUr3Q1DpRzbHBZ5-6sGoBGfQ/viewform
Treinamento da equipe
Antes do início da coleta de dados, os pesquisadores passaram por treinamento técnico ministrado por engenheiros de transportes. A capacitação incluiu orientações sobre abordagem, padronização de perguntas e coleta correta das informações.
As atividades ocorrerão de terça a sábado, das 8h às 18h, com duração prevista de dois meses. Os dados obtidos irão compor o estudo técnico que fundamentará a nova licitação do sistema de transporte de São José, incluindo possibilidades de integração com cidades vizinhas da Grande Florianópolis.
Três tipos de pesquisa
O coordenador da pesquisa da Fepese, Filipe Chaves, reforça a importância de que os moradores recebam bem os entrevistadores. “Os dados só terão validade se forem coletados com a colaboração da população. Os pesquisadores estarão uniformizados, com crachá de identificação, e precisam ser bem acolhidos para que possamos ter um diagnóstico real das necessidades do município.”
Estão sendo aplicados três tipos de pesquisa:
Pesquisa Origem-Destino – Feita de casa em casa, visa entender como a população se desloca no dia a dia: quais modais utiliza, para onde vai, quais horários costuma sair e voltar.
Pesquisa online – Pesquisa de Satisfação já disponível no site da Prefeitura de São José, permite que qualquer cidadão colabore espontaneamente com suas informações e sugestões.
Pesquisa Embarque- Desembarque – Será realizada diretamente dentro dos ônibus, para avaliar o serviço atual e registrar a percepção dos usuários.
População aprova a iniciativa
Moradores como Sérgio Murilo Lopes, 32 anos, desenvolvedor de software em Forquilhas, e o aposentado Adilson Luiz, 86, acompanhado da cuidadora Valéria Andrade, em Barreiros, elogiaram a pesquisa e destacaram a necessidade urgente de mudanças no sistema. “Muitas vezes temos horários ruins, falta de integração e dificuldade para ir de um bairro a outro. Com esse levantamento, a cidade pode evoluir muito no transporte”, avalia Sérgio.