Hoje é segunda-feira, 22 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSão José terá segunda edição do evento “presente à Iemanjá”

São José terá segunda edição do evento “presente à Iemanjá”

Neste ano, o presente será coletivo, com materiais biodegradáveis, com intuito de promover a preservação ambiental

São José vai promover a segunda edição do evento “presente à Iemanjá”, no dia 4 de fevereiro, a partir das 9h, no Beco da Carioca (Centro Histórico). O evento conta com o apoio da Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, sendo promovido pela Setorial Afro da cidade. A festividade é aberta ao público e também para praticantes das religiões de Matriz Africana.

O secretário de Cultura e Turismo, Charles Colzani, reforça que a importância da segunda edição como um evento para o Município, sendo uma atividade cultural e religiosa que já faz parte do calendário municipal. “Esta é uma manifestação afro-brasileira muito importante. A segunda edição que vai acontecer na cidade reforça o respeito, a preservação da cultura e a memória do povo brasileiro”.

A organização do evento lembra que será um presente coletivo, com materiais biodegradáveis, com intuito de promover a preservação ambiental.

Sobre a entidade

O Dia de Iemanjá é comemorado em 2 de fevereiro em muitas regiões do Brasil. Iemanjá é também conhecida como “Rainha do Mar”, sendo um orixá africano feminino, fazendo parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. É considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros. O Município tem duas colônias de pescadores, uma localizada na Beira-Mar de São José e outra em Barreiros.

De acordo com historiadores, a tradição de entregar presentes para a entidade começou em 1923 quando um grupo de pescadores decidiu consultar os búzios para entender a falta de peixes, sendo orientados a pedir ajuda a Iemanjá e a presenteá-la. A tradição foi crescendo e atualmente é realizada em diversas regiões do país em diferentes datas.

Para mais informações sobre o cortejo, basta entrar em contato com Cleyton Percussão, (48) 98452-7360; Alabê Wilian, (48) 98441-2840 ou com Queixo da Curimba (48) 99949-3437.

Programação:

9h – Concentração e preparação dos presentes;

9h30 – Abertura do evento com apresentação das entidades presentes;

9h50 – Início da cerimônia;

10h10 – Início do cortejo;

11h – Embarque das oferendas;

11h20 – Fala das autoridades presentes e representantes das casas participantes;

11h30 às 15h – Atrações artísticas e culturais, artesanato e comidas típicas da cultura afro.

Serviço:

O quê: 2ª edição do “presente à Iemanjá”

Quando: dia 4 de fevereiro, a partir das 9h

Onde: Beco da Carioca – Centro Histórico de São José

Evento gratuito.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa