Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSaúde realizou ano passado 300 mil atendimentos especializados em São José

Saúde realizou ano passado 300 mil atendimentos especializados em São José

Durante 2023 foram realizados um milhão de procedimentos de média e alta complexidade

Publicidadespot_img

Aproximadamente 300 mil atendimentos e 1 milhão de procedimentos, de média e alta complexidade, foram realizados durante o ano de 2023, em São José. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece atendimento de especialidades médicas para pacientes previamente agendados e encaminhados pela rede primária de saúde às Policlínicas de Barreiros, Campinas e Forquilhinha. Além dos atendimentos de emergência e urgência médicas, absorvidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A UPA, localizada em Forquilhinha, disponibiliza atendimento médico com foco em emergência e urgência 24 horas por dia, sete dias na semana. Em dezembro de 2023, a estrutura completou cinco anos de funcionamento. Desde a abertura, já foram realizados mais de 4 milhões de procedimentos, 127,1 mil exames radiológicos, 26,2 mil atendimentos odontológicos (aumento de 139% em relação a 2022) e 735,6 mil atendimentos médicos (um aumento de 8% em relação a 2022).

Especialidades médicas

As especialidades médicas contempladas entre as Policlínicas são ortopedia, cardiologia, neurologia, oftalmologia, fisioterapia, proctologia, endocrinologia, reumatologia, dermatologia, urologia, fonoaudiologia, odontologia, pneumologia, otorrinolaringologia, radiologia, nutrologia, geriatria. Na UPA são ofertados atendimentos ao público adulto, por meio de médicos clínicos, assim como atendimento ao público infantil, por médicos pediatras.

Exames

Em relação aos exames, são disponibilizados entre as policlínicas: ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, ultrassonografia, teste ergométrico, espirometria e teledermatologia, colposcopia, além de outros exames laboratoriais e raio x odontológico e médico.

Serviços

A Policlínica de Forquilhinha conta com Centro de Referência de Saúde da Mulher (com serviços de mastologia, ginecologia e radiologia), Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM) e Pré-natal de Alto Risco, Centro de Referência de Saúde da Criança (com atendimento em neuropediatria, gastropediatria, endocrinologia, ortopedia, nutrição e dermatopediatria), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Atendimento a Criança e Adolescente em Situação de Violência Sexual (com equipe formada por psicólogo e assistente social), ambulatório de fisioterapia, fonoterapeuta e o Laboratório Municipal.

Na Policlínica de Campinas, são ofertadas as especialidades médicas (geriatria, pneumologia, otorrinolaringologia e nutrição), além disso conta com o ambulatório especializado no atendimento as pessoas transexuais e transgêneros, Programa de atendimento aos pacientes portadores de ostomias e o Laboratório odontológico de prótese dentária e Farmácia Especial.

A Policlínica de Barreiros conta com as especialidades médicas (cardiologia, oftalmologia adulto e pediátrico, ortopedia, neurologia, endocrinologia, dermatologia, proctologia, reumatologia e urologia). Além disso, conta com ambulatório de Fisioterapia, ambulatório de Saúde Mental, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Farmácia Especial e Pequenas Cirurgias.

A Gerência de Saúde Mental possui três Centros de Atenção Psicossocial, sendo eles: CAPS i, destinado para crianças e adolescentes com transtorno mental grave, sobretudo com transtornos gerados por uso e abuso de substâncias psicoativas, totalizando 5,2 mil atendimentos.

CAPS II, para atendimento de pacientes com mais de 18 anos, apresentando demandas de transtornos mentais graves e persistentes, gerando um total de 9,8 mil atendimentos e o CAPS AD, contabilizando 4,8 mil atendimentos, para pacientes com transtornos decorrentes do uso abusivo de substâncias Psicoativas.

Além de uma Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental, na qual localiza-se na Policlínica de Barreiros (EMAESM), para suporte de média complexidade, para pessoas com transtornos mentais moderados, com total de 3 mil atendimentos e do Centro de Atenção de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual (CAVS), localizada na Policlínica de Forquilhinha, com total de 1,7 atendimentos em 2023.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa