Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIASecretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação investe no empreendedorismo, emprego e digitalização...

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação investe no empreendedorismo, emprego e digitalização de processos

Feira do Kobrasol, hortas solidárias, processos de desburocratização e o Inova São José foram alguns dos programas adotados

Publicidadespot_img

Mais inovação, marcas históricas nos índices de emprego e investimentos para fortalecer a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação junto à população. Estas foram algumas das conquistas da pasta em 2023. O trabalho desenvolvido ao longo do período teve como um dos objetivos principais, tornar São José referência em inovação e de apoio ao empreendedorismo.

Seguindo o slogan “Cidade das Oportunidades”, a Prefeitura de São José, por meio da secretaria procurou valorizar empreendedores em diferentes níveis da cadeia produtiva. Também atuou na atração de investimentos, que contribuíram para adicionar valor à economia do Município.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Suzana Bousfield, cita como exemplos de iniciativas a realização da Feira do Empreendedor, a participação em evento de inovação tecnológica e o projeto Hortas Solidárias.

Na Feira do Empreendedor do Kobrasol, mais de 80 empreendedores estão participando todos os meses do evento, realizada na Praça Eugênio Raulino Koerich, todo segundo sábado do mês, das 10h às 17h, onde são comercializados artesanatos, gastronomia variada, brechós, entre outros produtos, com uma média de 700 pessoas.

Outro exemplo de iniciativa que ganhou o público josefense foi o projeto Hortas Solidárias Urbanas. Com objetivo de revitalizar áreas urbanas, que eram usadas como descarte irregular de lixo, foram transformados em espaços para o cultivo orgânico. Uma parceria entre a Prefeitura de São José e empresas privadas.

O programa possui quatro hortas. O programa impactou até o fim deste ano a comunidade, proporcionando educação ambiental, geração de emprego e renda, revitalização urbana, fortalecimento da coesão social e promoção da sustentabilidade. Beneficiando diretamente 150 famílias e 1.887 alunos, oferecendo educação prática em agricultura orgânica, nutrição saudável e conservação ambiental.

O programa é apadrinhado pela primeira-dama do Município de São José, Sandra Mikulski, que atribui o sucesso da iniciativa graças à união entre as pessoas. “Este sonho da horta é de muitas pessoas. Nosso programa vai além de dar o terreno, a Prefeitura entrega toda a estrutura para o funcionamento da horta”.

Inova São José

Um dos eventos de maior impacto econômico e de apoio ao empreendedorismo da cidade, foi a assinatura do pacto pela Inovação, denominado “Inova São José”, que tem com o objetivo integrar as quatro principais esferas de influência – governo, sociedade, academia e empresas, para um ambiente colaborativo e fértil, garantindo novas ideias e futuros projetos.

Foi formado um grupo gestor para gerenciar o ecossistema, seguido pelo lançamento do “Inova São José – 1ª Edição”, que contou com a participação de lideranças empresariais e da Prefeitura de São José.

O segundo semestre incluiu um evento de networking, um road show do Programa Nascer e ações voltadas para créditos e investimentos em inovação. A segunda edição do “Inova São José” em novembro foi marcada por palestras, um “Pitch Day” para startups e um painel sobre a Jornada do Empreendedor. O texto destaca o compromisso de São José em criar um ecossistema de inovação dinâmico e integrado.

Desburocratização

Um dos principais programas desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em parceria com a Secretaria da Receita, é o de desburocratização que busca aprimorar o ambiente de negócios. Destaques incluem integração com a Redesim em dezembro de 2021, colocando São José como destaque nacional no tempo recorde de 4h18 para abertura de empresas.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Suzana Bousfield enfatiza que em 2022, houve mudança de sistema para automatizar processos. “Em dois anos, São José transformou seu ambiente empresarial, reduzindo o tempo de abertura de empresas e implementando medidas como cadastro econômico automatizado, baixas automáticas, dispensa de alvarás para baixo risco e deferimento automático da solicitação de nota fiscal”.

No total, São José processou 39.764 protocolos em 2023, mantendo eficiência e inovação administrativa.

Feirão das Oportunidades

O Feirão das Oportunidades reuniu no Centro Multiuso mais de 600 pessoas a procura de uma oportunidade de emprego ou qualificação. Participaram mais de 30 empresas, oferecendo emprego, como o Fort Atacadista, Koerich, MRV, Atacadão, Mercado Livre, Casas da Água entre outras, além de empresas parceiras como Senai, Senat e Uniasselvi que participaram oferecendo oportunidades de qualificação gratuitas ou bolsas com descontos. Conforme retorno das empresas que participaram, o feirão resultou em mais de 30 vagas de empregos direta, um objetivo a ser aumentado em 2024.

Qualifica São José

A secretária Suzana explica que o projeto Qualifica São José surgiu em 2023 para atender as demandas do setor empresarial, que estava com dificuldades para encontrar profissionais de áreas específicas. É uma parceria com o Senai, que oferece vagas gratuitas em cursos profissionais para a população josefense, para qualificar e gerar novas oportunidades de empregos.

Foram oferecidas 110 vagas, para quatro modalidades de cursos. Deste montante, 25 vagas foram destinadas ao Curso de assentador de revestimento cerâmico e porcelanato; 30 vagas no curso de eletricista predial; 30 vagas para o curso de manutenção de ar-condicionado e 25 vagas de montador de móveis.

A procura pelos cursos ultrapassou o número de vagas, portanto, ficaram em cadastro reserva 145 inscrições.

Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora, informa a secretária Suzana Bousfield, foi renovado em 2023 para o segundo ciclo. De acordo com ela, a proposta apresenta soluções e políticas de desenvolvimento econômico e inovação. “O objetivo é apresentar soluções e políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, compras públicas, educação empreendedora, pesquisas e planejamento estratégico da gestão, gestão de projetos, plano de desenvolvimento econômico e Inova São José – Ecossistema de Inovação, além de apoio ao desenvolvimento do turismo”.

Sala do Empreendedor

Em 2023 a Sala do Empreendedor realizou 6.071 atendimentos, deste montante, 2.012 atendimentos foram presenciais e 4.059 de forma remota.

A Sala do Empreendedor fornece serviços de formalização, alteração cadastral, emissão de guia DAS, declaração anual de faturamento MEI, parcelamentos, cadastro no emissor nacional de nota fiscal, emissão de certidões, orientação para regularização de débitos, entre outros serviços.

A secretária diz que dentre os serviços mais procurados pelo empreendedor estão a emissão ou utilização de Guia DAS e cadastro ou emissão de nota fiscal. Todos os empreendedores recebem cartilhas do Sebrae sobre modelo de negócios.

Ainda este ano, a Sala promoveu várias ações, como a “Campanha de Regularização do MEI”; as palestras “Mulheres Empreendedoras” e “Saiba como participar de licitações e ser um fornecedor do Governo”; ocorreram consultorias para ensinar a vender pela internet; oficinas sobre a emissão de nota fiscal de serviço para MEI e Regulariza Mei.

Serviço de Inspeção Municipal

Neste ano o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal adotou um novo sistema de gerenciamento para agilizar os processos de registro de estabelecimentos e produtos, além de padronizar e tornar mais eficazes as ações de fiscalização, relata a secretária Suzana Bousfield.

Também elaborou os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) abrangendo diversos processos, como registro de estabelecimentos, produtos e ações de inspeção e fiscalização. A secretária cita ainda a criação de um link do SIM na carta de Serviços da Prefeitura para proporcionar transparência e facilitar o acesso a informações sobre o registro de estabelecimentos.

ARTIGOS RELACIONADOS

2 COMENTÁRIOS

Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa