Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALSecretaria de Saúde empossa Comissão de Ética em Enfermagem em São José

Secretaria de Saúde empossa Comissão de Ética em Enfermagem em São José

Solenidade premia os profissionais da área que foram destaque no ano de 2022

Publicidadespot_img

Os membros da comissão de Ética de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de São José foram empossados na quinta-feira (12). Junto de representantes do Coren/SC – Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, o evento reuniu os representantes para assinatura dos termos de posse. Durante a solenidade, houve a premiação dos profissionais da área que foram destaque no ano de 2022.

A comissão conta com cinco membro efetivos e cinco membros suplentes. A gestão vai desenvolver as atividades no período de 2023 a 2026. “Ver nossa categoria se articulando, tomando os espaços que são disponibilizados, de fazendo valer a utilização desses espaços para que a gente possa se fortalecer, se qualificar, ser levado a sério e ter voz dentro de uma pasta tão importante. Ter observado essa evolução da enfermagem no âmbito de São José me faz feliz, é gratificante”, pontua a secretária adjunta de Saúde, Fabricia Martins.

A comissão de ética é um órgão representativo do Coren/SC nas questões éticas dos profissionais de enfermagem, que tem como objetivo a orientação, a conscientização, o assessoramento, além da tarefa de emitir pareceres e a compilação de fatos relacionados ao exercício ético e profissional da categoria na instituição. “Eu vejo o crescimento de vocês e gostaria de deixar um abraço do Coren de que foi essa gestão que que trouxe os técnicos e auxiliares de enfermagem para a comissão de ética do Coren”, assinala a vice-presidente do Coren/SC, Maristela de Azevedo.

São competências da Comissão de Ética de Enfermagem a de receber denúncias de profissionais da categoria, de outras, familiares ou acompanhantes de qualquer pessoa da comunidade relacionadas ao exercício profissional de enfermagem na instituição. Ainda, verificar as situações, identificar os problemas e propor soluções para minimizar os conflitos na área.

“Me sinto muito contente e honrada em estar presenciando esse momento, que é histórico para a Secretaria de Saúde de São José. A implantação de uma instância tão importante, que não é meramente burocrática ou formal, mas que tem um papel muito relevante no alinhamento das nossas ações e no fortalecimento da categoria”, ressalta a gerente do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Jaíne da Luz.

HOMENAGENS

A Solenidade contou com momento especial, o reconhecimento aos profissionais de enfermagem da rede municipal de saúde. A escolha foi feita por meio de votação on-line, com o preenchimento de um formulário que permitia apenas um voto para cada categoria.

Foram eleitos três profissionais da rede municipal de saúde. A homenagem de auxiliar de enfermagem destaque do ano de 2022 foi para o profissional João Batista Antônio de Melo.

A técnica de enfermagem destaque de 2022 foi a profissional Iula Luana Bastos. Já a enfermeira destaque de 2022 foi Rafaela Vivian Valcarenghi.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa