Na tarde de sexta-feira (8), a palestra sobre “Segurança na Internet” marcou o encerramento deste ano do ciclo de palestras do Programa Longevidade Ativa. As atividades são realizadas quinzenalmente, às sextas-feiras, no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), em São José.
A advogada e mediadora Sandra Vilela abordou práticas de segurança on-line e orientações para evitar fraudes e golpes digitais. “Na palestra, fizemos uma troca de experiências com os participantes, trazendo exemplos práticos e indicando o que não fazer nesse mundo digital que muda tão rapidamente”, explicou.
Entre as dicas da palestrante estão: cuidados com links e e-mails suspeitos; manter as redes sociais privadas e não disponibilizar o número do celular; manter aplicativos e versões atualizadas de smartphones e antivírus; utilizar senhas fortes com pelo menos 12 caracteres, mesclando maiúsculas e minúsculas, números e símbolos; e habilitar o duplo fator de autenticação.
Para Gilberto Correia Rodrigues, de 61 anos, professor de teatro no Cati e participante do Programa Longevidade Ativa, as palestras contribuíram com informações práticas para o dia a dia. “Participo do programa desde o início, e todos os temas abordados foram enriquecedores. A palestra da Sandra foi muito prática e acessível, essencial para nos ajudar a usar nossos celulares com mais segurança”, opinou.
Longevidade Ativa
O programa Longevidade Ativa abriga vários projetos, desde a inclusão digital para os 60+, inclusão digital para as pessoas que moram em instituições de longa permanência e o ciclo de palestras. A iniciativa é uma promoção da Prefeitura de São José, por meio da Fundação Educacional de São José (Fundesj) e da Secretaria de Assistência Social.
No ciclo de palestras foram apresentados temas que contribuem para o envelhecimento saudável e fortalecimento dos vínculos sociais e convívio comunitário. As atividades iniciaram em março e ao longo de 16 encontros foram discutidos assuntos como: saúde, autoestima e autoimagem, alimentação, gerenciamento do tempo e o poder da comunicação. “Em cada ciclo de palestras, contamos com a participação de 50 a 100 idosos. Para 2025, nossa meta é expandir também para o bairro Barreiros”, informou a superintendente da Fundação Educacional de São José (Fundesj), Maria Helena Krüger.
Após a palestra sobre Segurança Digital, os participantes avaliaram as temáticas oferecidas ao longo do ano e fizeram sugestões para 2025, como orientações sobre saúde, inteligência artificial, Lei Geral de Proteção de Dados e visitas culturais.
Semana Cultural
Para celebrar as atividades do ano no Cati, de segunda (11) a quarta-feira (13) será realizada a Semana Cultural A programação, voltada para os próprios idosos, terá show de talentos com apresentações de música, de canto, teatro e dança.