Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALSemana Lixo Zero incentiva ações sustentáveis em São José

Semana Lixo Zero incentiva ações sustentáveis em São José

Programas Hortas Solidárias e Escolas Sustentáveis são destaques de boas práticas

Pelo quinto ano consecutivo, a Prefeitura de São José participou da Semana Lixo Zero. O objetivo é estimular a reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pelos resíduos. A temática desta edição foca no “acordo social: um caminho para a transformação das cidades”.

Durante toda a semana, a bióloga do setor de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação, Ana Paula Dores Ramos, coordenou atividades de sensibilização para incentivar boas práticas.

A programação iniciou na segunda-feira (23) com palestra para os profissionais do Centro Educacional Municipal (CEM) Renascer sobre o método Lages de Compostagem e o passo a passo para criar uma horta escolar. “Estamos muito comprometidos com as causas ambientais e pretendemos implantar a horta em breve. Já iniciamos com a separação e a destinação adequada para coleta de recicláveis”, citou a diretora Tatiana Pereira Rosa.

Na terça-feira (24), foi realizada a entrega simbólica de um dos canteiros da Horta Solidária de Areias para as crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs) Santa Inês e Apam. As crianças visitaram o espaço e plantaram mudas de alface e de rúcula. “O Programa Hortas Solidárias está transformando os espaços josefenses. Já estamos com quatro hortas implantadas com cultivo de hortaliças, legumes e flores e envolvimento da comunidade nos cuidados”, ponderou a primeira-dama e também madrinha do programa, Sandra Mikulski.

Ainda na terça-feira (24), as crianças do G5 do CEI Nossa Senhora de Fátima aprenderam sobre reciclagem e plantaram papel semente, um material reciclado que pode ser cultivado após ser utilizado.

A Secretaria Municipal de Educação incentiva a adoção de práticas ecológicas com o Programa Escolas Sustentáveis, que se baseia no tripé: destino adequado dos resíduos, reaproveitamento dos orgânicos com realização de compostagem e plantio de horta escolar. Muitas unidades já aderiram ao Programa. No CEI Ondina Schmidt Gerlach, por exemplo, as crianças fizeram a primeira colheita neste mês. Os produtos incrementaram as refeições servidas aos pequenos.

O assunto também esteve na pauta do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Ipiranga nesta semana. As mulheres que frequentam o projeto Empreendedorismo assistiram à palestra sobre a importância da reciclagem para a preservação ambiental. “Nosso trabalho em São José vem de uma crescente que já colhe bons frutos. Além dos Programas Hortas Solidárias e Escolas Sustentáveis, temos muitas iniciativas de sucesso. Cito como exemplos a coleta de vidros com diversos pontos de destinação; a arrecadação de tampinhas na Prefeitura para castração dos pets e o Ponto de Entrega Voluntário (PEV) para resíduos volumosos, restos de podas e de entulhos”, comemorou Ana Paula Dores Ramos.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa