Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALTecnologia BIM pode auxiliar na preservação de Centros Históricos

Tecnologia BIM pode auxiliar na preservação de Centros Históricos

De acordo com o engenheiro Rafael Rigoni - consultor BIM especializado em modelagem de estruturas BIM e captura de realidade - nos dias de hoje é fundamental se aliar com a tecnologia para garantir a segurança e a durabilidade das estruturas antigas

Publicidadespot_img

O BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informação da Construção) pode ser utilizado em diversos segmentos, ou seja, desde a construção de um prédio moderno até a revitalização e preservação de um Centro Histórico. A tecnologia aplicada de forma correta, preserva a cultura local, garantindo a segurança e durabilidade das estruturas antigas, pois mesmo que ocorra uma catástrofe como o fogo, é possível devolver a beleza e os mínimos detalhes de forma rápida e eficiente.

Com essa ferramenta, os engenheiros e arquitetos conseguem uma documentação precisa do ambiente, pois o BIM permite a criação de modelos tridimensionais detalhados das estruturas históricas, incluindo todos os elementos arquitetônicos, estruturais e de serviços.

De acordo com o engenheiro Rafael Rigoni – consultor BIM especializado em modelagem de estruturas BIM e captura de realidade – nos dias de hoje é fundamental se aliar com a tecnologia para garantir a segurança e a durabilidade das estruturas antigas. “Em Ouro Preto, Minas Gerais, utilizamos o BIM em 25 Igrejas para registro da arquitetura e arte de cada local. Isso foi feito para preservar o ambiente histórico. Caso ocorra uma tragédia, conseguimos restaurar a edificação com todos os detalhes anteriores de forma precisa”, explica.

Nos próximos dias, 17 e 18 de outubro, engenheiros, arquitetos e profissionais das demais áreas relacionadas a obras e projetos vão se reunir no 5º Congresso BIM CREA-SC, no Centro de Eventos da UFSC, em Florianópolis, para debater sobre o BIM em diversas áreas de atuação e principalmente da importância das pessoas para que a tecnologia funcione adequadamente. Além disso, o Congresso contará com o aparelho que mostrará na prática como o BIM pode auxiliar na preservação dos Centros Históricos da Capital Catarinense.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa