spot_img
Hoje é domingo, 22 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALTecnologia BIM pode auxiliar na preservação de Centros Históricos

Tecnologia BIM pode auxiliar na preservação de Centros Históricos

De acordo com o engenheiro Rafael Rigoni - consultor BIM especializado em modelagem de estruturas BIM e captura de realidade - nos dias de hoje é fundamental se aliar com a tecnologia para garantir a segurança e a durabilidade das estruturas antigas

spot_img

O BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informação da Construção) pode ser utilizado em diversos segmentos, ou seja, desde a construção de um prédio moderno até a revitalização e preservação de um Centro Histórico. A tecnologia aplicada de forma correta, preserva a cultura local, garantindo a segurança e durabilidade das estruturas antigas, pois mesmo que ocorra uma catástrofe como o fogo, é possível devolver a beleza e os mínimos detalhes de forma rápida e eficiente.

Com essa ferramenta, os engenheiros e arquitetos conseguem uma documentação precisa do ambiente, pois o BIM permite a criação de modelos tridimensionais detalhados das estruturas históricas, incluindo todos os elementos arquitetônicos, estruturais e de serviços.

De acordo com o engenheiro Rafael Rigoni – consultor BIM especializado em modelagem de estruturas BIM e captura de realidade – nos dias de hoje é fundamental se aliar com a tecnologia para garantir a segurança e a durabilidade das estruturas antigas. “Em Ouro Preto, Minas Gerais, utilizamos o BIM em 25 Igrejas para registro da arquitetura e arte de cada local. Isso foi feito para preservar o ambiente histórico. Caso ocorra uma tragédia, conseguimos restaurar a edificação com todos os detalhes anteriores de forma precisa”, explica.

Nos próximos dias, 17 e 18 de outubro, engenheiros, arquitetos e profissionais das demais áreas relacionadas a obras e projetos vão se reunir no 5º Congresso BIM CREA-SC, no Centro de Eventos da UFSC, em Florianópolis, para debater sobre o BIM em diversas áreas de atuação e principalmente da importância das pessoas para que a tecnologia funcione adequadamente. Além disso, o Congresso contará com o aparelho que mostrará na prática como o BIM pode auxiliar na preservação dos Centros Históricos da Capital Catarinense.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa