Hoje é quarta-feira, 19 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALTum Festival: conferência de música terá palestras, debates e workshops gratuitos em...

Tum Festival: conferência de música terá palestras, debates e workshops gratuitos em Florianópolis

Evento reunirá artistas, produtores e músicos de todo o país e do exterior, e contará ainda com grandes shows nacionais

A sexta edição do Tum Festival, um dos mais importantes festivais e conferência de música, negócios, economia criativa e inovação do país, ocorre em Florianópolis entre os dias 4 e 12 de novembro. Além da programação com grandes shows nacionais (veja os detalhes abaixo), a conferência de música e inovação é outro destaque, reunindo, entre os dias 9 e 11 de novembro, artistas emergentes e consagrados, produtores, músicos e alguns dos principais nomes do mercado musical brasileiro em uma extensa programação gratuita que inclui palestras, workshops, painéis e rodada de negócios.

A programação da conferência ocorrerá no Centro Integrado de Cultura (CIC), nos dias 9, 10 e 11 de novembro, com convidados como Max Viana (Universo Spanta/RJ), Paulo André (Abril Pro Rock/PE), Barral Lima (Marte Festival/MG), Fabiana Lian (On Stage Lab/SP), Val Becker (Rádio Graviola/RJ), o produtor musical Pena Schmidt (Os Mutantes, Titãs, Raul Seixas/SP), Melina Delfino (Exib Música/Portugal), Eli Moura (Festival Convida/DF) e Daniela Medrano (UTUCA/Argentina), entre outros – confira a programação completa abaixo. A participação é gratuita, e os interessados podem se inscrever no site tumfestival.com.br/conferencia/inscricao.

Ao todo, o Tum Festival reunirá profissionais de diferentes segmentos do mercado da música de 20 estados brasileiros, além de comitivas internacionais do Uruguai, Argentina, Colômbia, Paraguai, Portugal, Angola, Cabo Verde, Chile, França e  Espanha. O evento contará com mais de 100 atividades, incluindo os shows nacionais e showcases nacionais e internacionais.

“Estamos muito felizes com a oportunidade de, novamente, colocar Florianópolis no centro dos debates sobre a música e o mercado cultural brasileiro durante os dias de festival e de conferência, promovendo conexões, trocas de experiências e geração de negócios para alavancar o setor da economia criativa. Essa será, sem dúvida, uma edição histórica do Tum, que chega em 2023 com uma programação diversa, discutindo e celebrando a música brasileira com a presença de artistas e produtores incríveis”, destaca a produtora Ivanna Tolotti, diretora geral e idealizadora do Tum Festival.

Programação de shows nacionais

Entre os shows nacionais do Tum Festival, Ana Cañas abre a programação com “Ana Cañas canta Belchior” (5/11), com releituras de canções marcantes do artista cearense em apresentação gratuita no Boulevard 14/32, no Floripa Airport. Após o sucesso na última edição, João Bosco retorna ao Tum com “Abricó-de-macaco” (9/11), no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Já Lenine apresenta pela primeira vez em Florianópolis o espetáculo “Rizoma” (10/11), dividindo o palco com o filho, Bruno Giorgi, também no Teatro Ademir Rosa, em duas sessões. Os ingressos para os shows de João Bosco e Lenine estão à venda pela blueticket. Fechando as atrações nacionais, Àttooxxá faz show da turnê de lançamento do álbum Groove, no Centro Histórico de Florianópolis, com entrada gratuita.

O Tum Festival terá ainda a apresentação de showcases com 25 artistas e bandas do Brasil e outros sete showcases internacionais, em palcos espalhados pelo CIC, Centro de Florianópolis e Floripa Airport. Entre as atrações, nomes como Guinha Ramires (SC), Poly Fiction (Paraguai), El Yopo & Nico Junca (Colômbia), Nouvella (SC), Soul de Brasileiro (RJ), Augusta Barna (MG), 50 Tons de Pretas (RS) e Cronixta (SP), entre outros.

Confira a programação da Conferência de Música e Inovação:

9 de novembro (Quinta-feira)

9h – Abertura do credenciamento (Hall do CIC)

10h – Abertura oficial do Tum Festival (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

14h às 15h – Workshop “Construindo laços virtuais: Estratégias de redes sociais”, com Raphaela Gomes (Sala Oficina 01)

14h às 16h – Workshop “Construindo estrelas”, com Geovane Bento (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

14h30 às 16h – Sustentabilidade na economia da cultura: As estratégias de festivais e feiras criativas. Convidados: William Mendonça, Eli Moura, Max Viana, Gabriel Bibi, Barral Lima, Soraia Ferreira e Ivanna Tolotti. Mediação: Val Becker (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

15h10 às 17h10 – Workshop “Boas práticas no backstage! As habilidades essenciais de um roadie profissional”, com Alexandre Ribeiro e Rafael Erdei (Sala Oficina 01)

16h15 às 19h – Workshop “Como viver exclusivamente da música (e parar de ter um hobby caro para criar um negócio lucrativo”, com Jacques Figueras (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

16h30 – 17h – CoCreation Lab Tum – apresentação dos pitchings (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

17h às 18h30 – Jornalismo musical: Quais os desafios de curadores artísticos e pesquisadores musicais na era da Inteligência Artificial? Convidados: Juarez Fonseca, Marta Schmitt, Chris Fuscaldo, Téo Ruiz e Kamille Viola. Mediação: Paulo Almeida (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

17h30 às 19h30 – Workshop “Música na estrada: construindo sua lógica e relacionamentos em turnê”, com Fabiana Lian (Sala Oficina 01)

18h50 às 20h – Direitos autorais: Desafios da regulação da Inteligência Artificial. Convidados: Francisco Carvalheira, Alexandre Pesserl e Roberto Corrêa de Mello (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

10 de novembro (Sexta-feira)

10h – Abertura do credenciamento (Hall do CIC)

10h30 – LiteraTum: Um encontro entre autores de livros musicais. Convidados: Kamille Viola, Paulo André, Ayrton Patineti e Chris Fuscaldo. Mediação: Paulo Almeida (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

14h às 15h30 – Todas unidas pela música: Protagonismos Feminino e Redes Colaborativas para Circulação de Mulheres no Mercado da Música e Festivais. Convidadas: Estrela Leminski, Kika Simone, Melina Delfino, Daniela Medrano e Sheila Bonino. Mediação: Eli Moura (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

14h às 15h30 – Workshop “Como criar anúncios publicitários desde o Ads Manager de Meta”, com Pedro Bandera (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

14h às 16h30 – Workshop “Produção musical: uma prática em debate”, com Marcelo Fruet (Sala Oficina 01)

15h – Música e pintura para crianças e jovens, Instituto Reverbera (Sala Lindolf Bell)

15h30 às 16h – CoCreation Lab Tum: apresentação dos pitchings (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

15h40 às 17h10 – Workshop “Saindo da sombra do digital: A importância do palco e suas conexões numa carreira musical de sucesso”, com Barral Lima (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

16h às 17h30 – Importância de redes colaborativas na internacionalização de carreiras artísticas. Convidados: Sheila Bonino, Melina Delfino, Edu Bavorovsky, Giorgio Varas e Paulo André. Mediação: Fernando Sousa (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

16h45 às 17h45 – Workshop “Desenvolvendo uma identidade artística de sucesso”, com Dre Ferreira (Sala Oficina 01)

17h40 às 19h – Questões climáticas na indústria da música. Convidados: Aslak Oppeboen, Klauss Pereira e Neide Schulte. Mediação: Fernando Sousa (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

19h às 20h30 – Território e a construção do coletivo e dos movimentos culturais. Convidados: Ana Laura Diaz, Eva Figueiredo, Negra Jaque e Alex Pinto. Mediação: Pena Schmidt (Sala de Cinema Gilberto Gerlach)

11 de novembro (Sábado)

14h às 18h – Rodada de negócios (Sala Lindolf Bell)

15h às 17h – Oficina de Composição Coletiva, com Guinha Ramires  (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

9 a 11 de novembro (Quinta, Sexta e Sábado)

Mostra Fotográfica, uma exposição das cinco primeiras edições do Tum Festival (MIS/SC – Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina)

Mostra Reverbera, Parceria Tum Festival e Instituto Reverbera

Mais detalhes da programação do Tum Festival no site tumfestival.com.br

O Tum Festival conta com Patrocínio do Supermercados Imperatriz, Apoio cultural do Floripa Airport e Hotel Faial por meio de recursos do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Fundação Catarinense de Cultura, Apoio Cultural da Lei Municipal de Incentivo à Cultura  da Prefeitura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes.

Realização: Ivanna Tolotti Produções

Mídia Partner: Rádio Atlântida 

Parceiros: Mercado São Jorge, Bugio, Música e Negócios, Abramus, Casa do Roadie, On Stage Lab, Rifferama, Rádio Graviola, Emenda, Udesc FM, Udesc Ceart, Instituto Trama Cultural, BeWiki, Creators of Truth, Criativa Painéis, Publicar,  Jane Barcellos.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa