Hoje é quarta-feira, 29 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALUdesc assina ordem de serviço para escola estadual e ginásio do Novo...

Udesc assina ordem de serviço para escola estadual e ginásio do Novo Cefid na quinta (2)

A cerimônia de assinatura ocorrerá no terreno da escola e do Novo Cefid, na Rua São Cristóvão, com participação do reitor da universidade, Dilmar Baretta

Na próxima quinta-feira, 2, às 10h, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) assinará a ordem de serviço para construção das novas instalações da Escola de Educação Básica Dayse Werner Salles e de um ginásio poliesportivo que fará parte do Novo Cefid, futura sede do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Capoeiras, em Florianópolis.

A cerimônia de assinatura ocorrerá no terreno da escola e do Novo Cefid, na Rua São Cristóvão, com participação do reitor da universidade, Dilmar Baretta, da diretora-geral da Udesc Cefid, Suzana Matheus Pereira, de servidores e acadêmicos do centro de ensino, além de representantes da Comissão de Reconstrução da Escola Dayse Werner Salles (Cared) e da comunidade.

“É com muito orgulho que daremos mais um passo importante nessa parceria entre a Udesc e o Governo do Estado para a reconstrução da Escola Dayse Werner Salles e a implantação do Novo Cefid. É a educação unida desde o ensino fundamental até o ensino superior em prol da sociedade e das novas gerações”, destaca o reitor.

O contrato foi firmado com a empresa PNA Construções e Incorporações, que também executa a obra de restauração do muro de arrimo situado no mesmo terreno.

A nova escola e o ginásio serão construídos em um terreno com cerca de 30 mil metros quadrados no Bairro Capoeiras, transferido à universidade pelo Governo de SC em 2017 para ter as novas instalações da Udesc Cefid e da escola estadual.

Novas instalações

As novas instalações da EEB Dayse Werner Salles terão uma área construída superior a 5 mil metros quadrados. O custo estimado é de R$ 14.836.897,32, com recursos próprios da Udesc. O prazo para execução é de até 18 meses.

Os projetos arquitetônico e executivo da escola estadual foram finalizados em 2020, com a obtenção de todos os alvarás necessários: arquitetônico (aprovado pela prefeitura), hidrossanitário (pela Vigilância Sanitária) e preventivo (pelo Corpo de Bombeiros).

Desde o ano passado, a Udesc realiza outras intervenções no terreno para garantir a segurança e a manutenção do local até a conclusão das obras. Dentre elas, o restauro do muro de arrimo, a um custo superior a R$ 1,3 milhão.

Imprevisto

Tanto a obra do muro quanto a assinatura da ordem de serviço demandaram prazo além do planejado devido à necessidade de retirada de um conjunto de árvores presente no terreno, que demandou ações para a remoção e também para o futuro reflorestamento do local, conforme exigido pela legislação.

A EEB Dayse Werner Salles está fechada desde 2014. A antiga estrutura foi interditada pela Defesa Civil em 2015 e demolida em 2018, já como parte do projeto de revitalização feito pela Udesc.

Novo Cefid

Já o projeto arquitetônico do Novo Cefid será desenvolvido por meio de concurso público. Definida pelo Conselho de Centro e pela gestão da Udesc Cefid e endossada pela Reitoria da universidade, a decisão ocorreu devido à complexidade e relevância da obra. O edital do concurso está em elaboração.

Viabilizado com recursos próprios da Udesc, o complexo com a escola estadual e o Novo Cefid promoverá uma ampla revitalização na região, com áreas para uso da comunidade e a oferta, pelo centro de ensino, de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico aos professores da unidade de ensino básico.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa