Procuradas por organizações comunitárias da cidade, três universidades públicas com sede em Florianópolis estão buscando desenvolver ações em parceria com as próprias comunidades locais para atender necessidades das pessoas que ali vivem. E o primeiro passo é ouvir a população sobre os pontos fortes e fracos dos locais onde moram, por meio de respostas a uma pesquisa on-line. Qualquer cidadão da cidade pode responder à pesquisa.
O desafio proposto pelos cidadãos foi aceito pelas instituições e está gerando um acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal (Ufsc), o Instituto Federal (Ifsc) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com o Fórum de Organizações Comunitárias, criado para reunir as associações e coletivos locais envolvidos com o projeto.
Acesse aqui o formulário e fale sobre sua comunidade.
A ideia é que, a partir das demandas das comunidades, as três instituições de ensino superior desenvolvam ações de extensão universitária – quando o conhecimento produzido dentro das universidades é levado para fora de seus campi, na forma de projetos práticos que beneficiam a sociedade.
A parceria envolve as áreas de extensão universitária das três instituições. Na Udesc, o trabalho é liderado pelo Observatório de Inovação Social de Florianópolis, projeto do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais da Esfera Pública (Nisp), ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).