Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALUm ano do restaurante que traz um gostinho da Itália para a...

Um ano do restaurante que traz um gostinho da Itália para a Grande Florianópolis

Com inspiração vinda diretamente da Itália, Syomara Besen e Alessandra Carioni receberão convidados para celebrar o primeiro ano do Boccone. Na ocasião, o músico Rohmanelli apresentará clássicos revisitados de músicas italianas de 1930 a 1990.

Apaixonada pela cultura italiana, tanto que seu primeiro emprego foi em uma empresa da Itália e a primeira viagem para a europa foi para Milão, não demorou muito para que a empreendedora Syomara Besen – a Syo, como é carinhosamente conhecida – convidasse a presidente do Círculo Italiano e conselheira da Câmara de Comércio Brasilitalia, Alessandra Carioni para abrir o Boccone. O restaurante de comida italiana, que fica em São José, Grande Florianópolis, comemora um ano no próximo dia 1º de abril. O carro-chefe do local são as deliciosas focaccias, mas também oferece lasanhas, massas e burratas.

No menu, além dos pratos deliciosos, estão drinks inspirados na cultura Italiana, como o Aperol Spritz e o Negroni, que figuram entre os cinco mais consumidos do mundo. Com direito a música italiana ao vivo, a cozinheira curiosa, como Syo gosta de se declarar, prepara ações para o primeiro ano de sua cozinha, ao lado de Alessandra. Entre os amigos, a sugestão sempre foi recorrente: “Syo, você tem que ter um restaurante”, diziam. Enquanto ela achava “uma loucura, sou mais gulosa que cozinheira”, as pessoas mais próximas não desistiram. Quando ela conheceu o food mall, em São José, se encantou
e teve certeza de que nesse espaço poderia ter uma “lojinha”, como carinhosamente chama o restaurante.

“Tenho grandes amigos na área da gastronomia, então sempre soube que o trabalho é imenso e vai muito além do prato que chega à mesa”, conta Syo. Mas, quando conversou com Alessandra, sua primeira professora de italiano, hoje amiga e sócia, a vontade despretensiosa de entregar para as pessoas uma comida que abraçasse e com gostinho da Itália, foi irresistível.

E essa entrega é cumprida logo à primeira vista. O ambiente foi inspirado em Castel Gandolfo, “uma cidadezinha apaixonante perto de Roma, onde o Papa tem a Casa de Verão”, conta Syo. A cidade, inclusive, é cenário do filme Dois Papas, mas a inspiração veio do próprio Gandolfo mesmo. Já as receitas são inspiradas em aulas de culinária que ela fez em Bologna, Siena e San Saverino, dessa última veio a receita da “Lasagna Bianca”, que é sucesso e mais um motivo para apreciar o Boccone.

Com conhecimento específico dessa cozinha, as receitas são assinadas por Syo e Alessandra que morou na Itália. As duas treinaram as cozinheiras do restaurante para executar as receitas com maestria. “O cardápio e a carta de drinks são a modo nostro, do nosso jeito, temos Rossini, Bellini, Martini Royale… mas tem que vir provar para conhecer
mesmo”, convida Syo.

Um ano de Boccone

Syo e Alessandra estão muito felizes com o primeiro ano desse projeto e a ideia é continuar ofertando um gostinho da Itália para os paladares que amam essa gastronomia. Na sequência, elas querem retomar o evento “Apericena”, no jardim do Círculo Italiano. O nome do evento remete ao happy hour dos italianos,“parar no bar antes de ir pra casa é um hábito bem comum deles e quando esticam essa parada, chamam de apericena, uma mistura de aperitivo com jantar (cena)” , explicam as empreendedoras.

Entre as metas para o segundo ano de Boccone, estão, também, tirar da gaveta um projeto de inclusão social e apoio financeiro de contraturno para mulheres, evoluir com atendimento de encomendas, catering, além de fazer pequenos eventos fora do restaurante, “a gente fala que lugar de focaccia é onde você quiser”, brincam.

No dia 1º de abril, a partir das 19h, a comemoração ainda vai contar com o show do artista italiano, radicado no Brasil há 24 anos, Rohmanelli. No repertório do músico, não faltarão clássicos da música popular napolitana e italiana dos anos 30 aos anos 90 do século
passado.

“O sole mio”, “Dio come ti amo”, “Volare”, “Luna Rossa”, “Bella Ciao”, com novos arranjos, que misturam acústico e eletrônico, conseguem fazer uma ponte entre tradição, canto lírico, bel canto e linguagens contemporâneas. O show é também uma ocasião para percorrer etapas fundamentais da cultura, história e costumes da sociedade italiana.

Aliás, o convite para a comemoração de um ano só pode ser um: “quer um boccone?” ou, em português, “quer provar?”. Durante a celebração, o restaurante continuará funcionando normalmente.

SERVIÇO

O que: Aniversário de 1 ano do Boccone | @boccone_

Quando: 1º de abril | 19h

Onde: R. Elizeu di Bernardi, 50 – Campinas, São José – SC, 88101-050 | K-Platz Markt

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa