Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALUnidades de ensino ganham bebedouros acessíveis a cadeirantes em São José

Unidades de ensino ganham bebedouros acessíveis a cadeirantes em São José

Equipamento garante autonomia para quem tem mobilidade reduzida

Publicidadespot_img

O estudante Edu Xavier, do 8º ano da Escola Básica Municipal Vereadora Albertina Krummel Maciel (bairro Fazenda Santo Antônio), já está experimentando os benefícios do bebedouro acessível no ambiente escolar. Para Edu, que usa cadeira de rodas, o investimento representa autonomia para que ele consiga sozinho abastecer sua garrafa com água potável e refrigerada.

Todas as unidades educativas da rede municipal receberam neste ano bebedouros acessíveis. Os equipamentos são ideais para uso dos estudantes com deficiência física ou mobilidade reduzida. Fixado na parede, em local estratégico para facilitar o deslocamento, o equipamento possibilita que um cadeirante acesse o bebedouro. A estrutura em aço inox dispõe de tecla em braille e sensor inteligente para acionar o jato de água natural ou gelada. “Essa aquisição é mais um passo importante para inclusão dos nossos estudantes. Aqui na unidade temos 3 alunos cadeirantes e um com baixa visão”, citou o diretor Carlos Eduardo Vieira Areas.

No Centro Educacional Municipal (CEM) Luar, a chegada do bebedouro também foi comemorada. “Foi emocionante ver nosso aluno, que usa cadeira de rodas e tem mobilidade reduzida, bebendo água sozinho. Ele sorria e manifestava muita felicidade nas expressões. São ações que fornecem independência para nossos estudantes com deficiência física”, reforçou a diretora Suziane Maria Gesser.

Cada uma das unidades educativas foi contemplada com um bebedouro. As cinco escolas com maior número de alunos receberam dois equipamentos cada, são elas: Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Melão), CEM Professora Maria Iracema Martins de Andrade (Barreirão), CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhão), CEM Vilson Kleinübing e CEM Santa Terezinha.

Na maioria das unidades, o bebedouro já foi instalado. Apenas em quatro unidades construídas com estruturas modulares que a Secretaria de Educação está analisando em conjunto com a empresa como fazer a instalação. O investimento integra o planejamento da Secretaria Municipal de Educação para melhorar a acessibilidade nas unidades educativas.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa