Hoje é sábado, 20 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROVereadores “dão o bolo” e julgamento de Maikon fica pra segunda (4)

Vereadores “dão o bolo” e julgamento de Maikon fica pra segunda (4)

Estranhamente somente seis vereadores apareceram na Câmara da Capital nesta quarta (28) para o julgamento da cassação do vereador Maikon Costa e a sessão foi derrubada

Vereadores “dão o bolo” e julgamento de Maikon fica pra segunda (4)

O julgado apareceu, mas os julgadores não. Por falta de quórum o processo de cassação do mandato do vereador Maikon Costa (PL) sequer foi deliberado na sessão ordinária às 16 horas desta quarta-feira (28), como estava previsto em pauta. Com isso, a expectativa é que ele seja incluído na próxima sessão ordinária, chamada regimentalmente pelo presidente João Cobalchini (UB) para a próxima segunda-feira (4).

Compareceram à sessão desta quarta-feira apenas seis vereadores: o presidente, João Cobalchini, a vereadora Manu Vieira (Novo), o vereador Maikon, o vereador Diácono Ricardo (PSD), que é inclusive o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, por onde o relatório de cassação tramitou antes de chegar ao plenário e o vereador Renato da Farmácia (PSDB). Também chegou meio atrasado o vereador Afrânio Boppré (PSOL), que teve seu nome consignado em ata como presente.

O pedido de cassação de mandato de Maikon teve origem no ano passado quando ele abriu espaço para o primeiro suplente do PL, Sargento Mattos, assumir por um mês. Maikon está sendo acusado de boicotar a atuação do suplente, limitando o trabalho dos funcionários do seu gabinete. À época os ânimos ficaram exaltados e Mattos até foi impedido de ingressar e usar o próprio gabinete. Sem falar que os dois quase entraram em vias de fato. Para cassação de mandato há necessidade de 16 votos favoráveis.

Veja a sessão derrubada aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ToORflNcO4k

Presidente João Cobalchini chamou nova sessão para segunda (4)

Estranho

O chamou a atenção a abrupta falta de quórum em uma sessão tão importante, que poderia cassar o mandato de um dos vereadores. Informação de bastidores era de que já haveria 17 votos favoráveis para a cassação, superando o mínimo de votos que é de 16. Porém, segundo informações, horas antes da sessão surgiu a informação de que um vereador teve que viajar. A insegurança do placar pode ter afugentado os demais.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Justificou

À este colunista, o vereador Guilherme Pereira (Podemos) informou que estava de licença justificada em função de um problema de saúde com o pai. Sendo assim, além do vereador misterioso que iria viajar a sessão também teria mais uma ausência no placar dos favoráveis à cassação.

Mais justificativas

Obtivemos informações junto à Câmara da Capital que justificaram a ausência os seguintes vereadores: João Luiz da Bega, Mama, Gui Pereira, Claudinei Marques, Maryanne Mattos e Carla Ayres, sendo que estas duas registraram a ausência depois das 15h45min. Lembrando que eles têm até 72 horas após a sessão para justificar a ausência.

Do nada…

Vereador que esteve presente na sessão estranhou o repentino desaparecimento de vereadores na sessão desta quarta da Câmara da Capital. “Então, todo o resto deu bolo aqui, inclusive os que estavam aqui nos gabinetes até 15min antes”, disse. Já o vereador Maikon Costa (PL) firmou posição. “Eu estava lá”.

Vereador Maikon disse que presidente do Conselho de Ética tem genro nomeado na Câmara

Marquito promove Pedal pelo Continente

Uma pedalada de 21 quilômetros pela região continental de Florianópolis será promovida neste sábado pelo deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O objetivo é observar os desafios da região, ouvir as pessoas das diferentes localidades e dialogar sobre os possíveis caminhos para que a capital catarinense atenda às necessidades do povo.

A partir das 9h, o grupo de ciclistas iniciará o pedal no Parque da Luz. Serão feitas diversas paradas em locais como Biblioteca Municipal do Estreito, Comunidade do Sapé, Conselho Comunitário da Coloninha, Pátio de Compostagem da Revolução dos Baldinhos e Ponta do Vigia, entre outros. O almoço será na Cozinha Mãe, no Conjunto Habitacional Chico Mendes.

Os participantes podem juntar-se ao pedal em qualquer um dos pontos, basta combinar anteriormente pelo grupo de WhatsApp do evento. O pedal é para todos os níveis de ciclistas.

Marquito incentiva o uso de bicicletas

Kit poste

A vereadora Carla Ayres (PT) comentou na tribuna da Câmara da Capital sobre um ofício da Quantum Engenharia, terceirizada da Celesc, que informou que entre os dias 15 de fevereiro e 15 de março os feirantes do Largo da Alfândega terão que adquirir um kit poste, para a ligação de energia elétrica. A vereadora criticou dizendo que esse investimento pode ser feito via Cosip, visto que ali é um local de iluminação pública. Ela também criticou a informação que a partir de agora será cobrada uma taxa fixa de energia de R$ 20,00 e quem não quiser pagar terá a energia cortada. “Essa taxa de 20 é em cima de qual consumo, tem feirante que tem fritadeira, tem outro que só vende verdura…”, criticou.

Justiceiro

O Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto tocou o horror na cidade de Florianópolis nesta semana. Num só dia implantou torcida única nos jogos de futebol e interditou todas as peixarias do Mercado Público. No dia seguinte (hoje) a ação foi nas feirinhas do Largo da Alfândega com quase uma tonelada de produtos fora das normas sanitárias apreendidos. E não é uma critica ao promotor, pelo contrário, está certo em fazer o seu trabalho. Informação de que até larvas foram encontradas em algumas peixarias no Mercado Público. Agora, se você atua em alguma área irregular na Capital, amanhã (quinta) sugiro nem aparecer trabalhar.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa