Hoje é terça-feira, 23 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROVereadores detonam a Casan; Dário no PSDB e a sinuca de bico...

Vereadores detonam a Casan; Dário no PSDB e a sinuca de bico do líder do Topázio e outras notas

A morosidade em relação às ligações nas redes de esgoto no Norte da Ilha revoltam vereadores. Veja também sobre as conversas adiantadas para o ex-senador Dário Berger disputar em Florianópolis e a ampliação da base do prefeito Topázio na Câmara, além de outras notas da política local

Vereadores detona a Casan

O vereador Adriano (Republicanos) detonou a morosidade da Casan em relação às ligações de esgoto no Norte da Ilha. Ele usou a tribuna da Câmara na terça-feira (5) para reclamar que apesar de a estatal ter inaugurado com muita pompa a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em novembro do ano passado, as ligações na rede não acontecem como o esperado.

Adrianinho disse que a situação é crítica nos bairros Ingleses e Santinho, por exemplo. “Hoje praticamente todas as ruas desses bairros estão tomadas de esgoto, essa é a realidade”, criticou o vereador. Ele também cobra permissão para as ligações com urgência de outras áreas como o Capivari.

O vereador salientou que além de o serviço não ser efetivo falta fiscalização. “As pessoas não aguentam mais. Não tô aqui para criticar só as pessoas que fazem o lançamento irregular de esgoto, mas também a falta de fiscalização”, disse.

O vereador ainda ponderou que não se fala mais da ETE da Lagoa do Jacaré, nem das elevatórias. “Está complicado. Cada vez mais o esgoto na rua e as pessoas estão aguardando e querem fazer sua ligação. Vamos dar celeridade”, disse, salientando ainda que não bastasse isso tudo a Casan ainda contratou uma empresa terceirizada que deixou as ruas do bairro cheias de buraco.

Casan

A fala do vereador Adrianinho contra a Casan foi apoiada por outros vereadores. “Quando foi feita a inauguração da ETE parecia coisa de cinema. Passado esse tempo todo e nada das ligações”, criticou o vereador João Luiz da Bega. Já a vereadora Manu Vieira (Novo) cobrou mais fiscalização da prefeitura e Aresc, para que a Casan realmente entregue a coleta de esgoto, não só no Norte da Ilha, mas em toda a cidade.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Base ampliada

Com a cassação do vereador Maikon Costa (PL) o prefeito Topázio Neto (PSD) amplia ainda mais sua base de apoio que já era gigante. Assume em seu lugar o primeiro suplente do PL, Bruno Becker, que até ontem ocupava função comissionada no governo. Por quase dois anos e meio ele esteve à frente do Programa Bairro Educador, que leva atividades de esporte, social e de lazer até as crianças nos bairros da Capital.

Novo vereador de Florianópolis, Bruno Becker

Conjunto da obra

Ainda sobre a cassação do vereador Maikon Costa (PL) é bom lembrar que o vereador perde seu mandato pelo conjunto da obra. Ele já tinha se livrado de dois pedidos de cassação de mandatos. Há duas legislaturas é disparado o vereador mais combativo e crítico da Câmara da Capital e acumulou desafetos aos montes. Como o julgamento na Câmara é mais político do que técnico, seus pares aproveitaram para cortar o “mal pela raiz”.

Chato

Pra explicar melhor: Maikon foi cassado por ser “chato”. Sua ausência tornará as sessões da Câmara da Capital um completo marasmo. O prefeito conta agora com 19 vereadores completamente alinhado as suas matérias e apenas quatro (três do PSOL e um do PT) contrários. Ou seja, será um período eleitoral de água parada sem as denuncias de Maikon no Parlamento. Ou vocês acham que o motivo que acharam para cassar Maikon é mais grave que os envolvimentos de vereadores com operações como a Ave de Rapina, Moeda Verde, Presságio e tantos outros casos de corrupção, onde não teve ninguém cassado?

Garantias de direitos

Bruno Becker já tomou posse um dia após a cassação do vereador Maikon Costa. Na sessão desta terça-feira (6) ele usou a tribuna e disse que pretender usar os 10 meses que tem neste restinho de mandato para “continuar lutando por políticas de garantia de direitos, para continuar lutando pela inclusão social, para continuar lutando pela educação”. Ele lembrou que em 2021 teve a oportunidade de assumir a cadeira de vereador por 45 dias. Lembrou que entre as pautas que trouxe para discussão na Casa naquela época está o Restaurante Popular que virou realidade e hoje atende milhares de pessoas. “Aqui na Câmara, agora, quero continuar lutando por essas pautas de garantias de direitos”, falou.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

PT e PC do B

Nacionalmente PT, PC do B e PV formam uma Federação Partidária, que ecoa nos estados. Trata-se da Federação Brasil da Esperança que alinha os partidos nacional e localmente. Isso já colocaria o PC do B ao lado do PT na eleição em Florianópolis. Mesmo assim o PT faz questão de anunciar o apoio comunista. Mostra que as duas siglas de esquerdas estão unidas.

PCdoB apoia Lela

O acordo entre PT e PC do B em Floripa foi sacramentado na noite de terça-feira (5), quando lideranças do Partido dos Trabalhadores e do Partido Comunista do Brasil estiveram reunidas para debater a conjuntura eleitoral de 2024. O pré-candidato do PT à prefeitura de Florianópolis, Lela, também participou do encontro.

Ao final das conversas o PCdoB de Florianópolis declarou apoio à pré-candidatura de Lela à prefeitura. A defesa do governo Lula em uma cidade altamente polarizada é a prioridade para 2024.

Em breve os partidos da Federação Brasil da Esperança farão um evento com a presença de lideranças nacionais.

PC do B apóia candidatura de Lela

Equidade

A presidente em exercício do Crea-SC, Fernanda Vanhoni, se reuniu terça-feira (5) com a deputada Paulinha (Podemos), coordenadora da Bancada Feminina e da Secretaria da Mulher da Alesc, para apresentar a programação de março em referência ao Dia Internacional da Mulher. A diretora financeira da Mútua, Roberta Maas dos Anjos, acompanhou a reunião. Vanhoni destacou o trabalho do Crea-SC e do Sistema Confea/Crea para promover a equidade de gênero e ofereceu apoio em questões técnicas relacionadas à engenharia, agronomia e geociências. Paulinha resumiu que haverá atividades para celebrar mulheres líderes no estado e uma sessão ordinária no dia 19 para aprovar propostas relacionadas à pauta das mulheres.

Presidente em exercício do Crea-SC, Fernanda Vanhoni; deputada Paulinha e a diretora financeira da Mútua-SC, Roberta Maas

Agora vai

Cada dia mais consolidada a pré-candidatura do ex-senador Dário Elias Berger à prefeitura da Capital. Faltam poucos detalhes para o ex-prefeito trocar o PSB pelo PSDB e confirmar o nome no páreo. O anúncio depende de ajustes políticos e algumas conversas com lideranças tucanas. O deputado federal por Minas Gerais, Aécio Neves e o presidente estadual em SC, Marcos Vieira já deram o aval, mas ainda faltam algumas conversas com, por exemplo, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Coisa de 15 dias terá a oficialização, ou não!

Da liderança a oposição

Caso o PSDB oficialize Dário na disputa em Florianópolis será interessante ver o movimento do líder do prefeito Topázio Neto na Câmara, o vereador Renato da Farmácia, que é tucano. Há quem diga que ele não muda de partido. Por falar em Renato, é grande a pressão dos demais vereadores da base do prefeito para que ele entregue a liderança. Seus pares não engolem o fato de Renato não ter votado junto na cassação do vereador Maikon Costa. De uma hora pra outra Renato pode ir da liderança a oposição ao prefeito Topázio. É a legítima sinuca de bico!

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Unicrea

A Unicrea, Universidade Corporativa do Crea-SC, foi fundada há dois anos e já atraiu mais de 5 mil usuários, oferecendo mais de 130 cursos para engenheiros, agrônomos, geocientistas e outros profissionais registrados no Crea-SC. Reconhecida como um modelo de capacitação e desenvolvimento contínuo, a plataforma da Unicrea abrange desde cursos técnicos até habilidades socioemocionais, com atualizações regulares para atender às demandas do mercado, especialmente em inovação, empreendedorismo e tecnologia. Segundo o coordenador, engenheiro Celso Albuquerque, no futuro, a Unicrea planeja lançar cursos de inteligência artificial, empreendedorismo para engenharia e um programa de apoio financeiro para pós-graduações, em parceria com entidades de classe.

Conexão Mulheres

Numa ação do vereador Toninho da Educação, do MDB de São José, acontecerá neste sábado (9), em São José, no salão de festas do Ipiranga Esporte Clube, a segunda edição do Conexão Mulheres, que tem por objetivo proporcionar uma tarde especial só para elas.

O evento vai contar com palestras de empoderamento feminino com psicóloga, dança cigana, yoga, leitura das mãos, trancistas, venda de roupas, joias, semijoias, bolsas, artigos da internet, maquiadora, SPA dos pés, shiatsu, massagem terapêutica, auriculoterapia, vendas de doces e salgados, além de um delicioso café colonial.

A primeira edição contou com a participação de mais de 80 mulheres.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa