A Whoosh, aplicativo de patinetes líder no Brasil, realiza, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, uma campanha educativa de conscientização sobre o uso correto destes equipamentos, em parceria com a prefeitura e os orgãos de fiscalização. De caráter preventivo, a ação pretende ampliar a segurança de todos os usuários e garantir a inexistência de acidentes entre moradores e visitantes da capital catarinense.
Para garantir os melhores índices de segurança dos usuários, durante toda a condução do patinete, suas mãos devem permanecer no volante e os pés na plataforma. Uma outra recomendação é a utilização de capacete ao longo do percurso. Já empinar o patinete é algo não legalizado e que deve ser evitado pelos usuários.
Os patinetes podem ser usados tanto nas ciclovias, com limite de velocidade de 20 km/h ou nas áreas de circulação de pedestres, como as calçadas, com velocidade de até 6 km/h. Por outro lado, não é permitida sua circulação em faixas exclusivas de transporte público, como corredores de ônibus, por exemplo, conforme prevê a recente Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 996/2023.
“Segurança é um dos pontos mais importantes para toda a operação da Whoosh, presente em toda a jornada do usuário, desde o aplicativo, até mesmo no patinete, que é produzido por uma empresa de referência e inclui itens como buzina, freios, velocímetro e sinalizações frontais, traseiras e laterais. Até o momento não tivemos nenhuma intercorrência ou acidente com usuários até aqui”, afirma Francisco Forbes, CEO da Whoosh no Brasil.
Além da campanha para conscientizar sobre a utilização correta dos patinetes, a Whoosh promove outras ações, como a disponibilização de um tutorial no aplicativo a respeito da segurança dos equipamentos. Todos os usuários têm acesso a este material de forma gratuita no app. Além disso, a empresa mantém uma equipe de campo dedicada, que se desloca diariamente pelo município de Florianópolis, atenta a orientar eventuais dúvidas de usuários, além de recomendações de segurança.
Ao priorizar a segurança, a Whoosh também se dedica a promover uma cultura de direção ética e defensiva. Todos os passageiros são orientados a seguir as regras de segurança disponíveis no app. Usuários de todos os níveis podem obter treinamento de segurança aprofundado graças ao “Whoosh Driving School”, que oferece aulas online gratuitas, em português e inglês.
Para a campanha, a Whoosh também apostou em orientações em materiais gráficos e instalou adesivos com indicações dos locais mais recomendados e destinados ao estacionamento dos patinetes, de modo que não sejam deixados em locais não recomendados, como vias de circulação da população. Por fim, ações de conscientização e orientações de segurança também devem ser alvo de materiais para redes sociais da empresa e imprensa.
Dentre os diferenciais dos patinetes Whoosh, o primeiro ponto a ser destacado é que todos os equipamentos utilizados pela empresa são novos e de última geração. Outro fator importante é que a troca da bateria ocorre por um profissional no local em que o patinete se encontra, evitando que sejam retirados de circulação. Com isso, o serviço se mantém em operação 24 horas por dia.
De origem europeia, a Whoosh já conta com 8 milhões usuários ativos e mais de 51 milhões de passeios realizados. No Brasil, a companhia iniciou operação em Florianópolis e, atualmente, está presente no Centro e na região da Avenida Beira-Mar. Ao todo, 1000 patinetes elétricos devem estar disponíveis no município, neste início de operação.
Sobre a Whoosh
A Whoosh é uma empresa internacional de tecnologia que desenvolve e implementa de forma independente soluções de transporte compartilhado, apostando e promovendo a micromobilidade por meio do uso de patinetes (e-scooters). Cada patinete está equipado com o seu próprio módulo Whoosh IoT (Internet of Things), que permite controlar totalmente o estado e as condições do veículo. Os dados recebidos dos equipamentos irão permitir a criação de relatórios analíticos sobre micro mobilidade, que podem ser de informação muito útil para as autoridades urbanas responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento de políticas de transporte e ambientais das cidades onde opera. Mais informações no https://whoosh.bike/br