Começa nesta terça-feira (17) a 5ª edição do Congresso BIM CREA-SC, em Florianópolis. O evento reunirá cerca de 400 profissionais para debater as tendências inovadoras no setor da engenharia, arquitetura e construção. O encontro será realizado até quarta-feira (18), no Centro de Eventos da UFSC.
Espécie de raio-x tridimensional de projetos, a metodologia BIM (que em português significa Modelagem de Informações da Construção) é utilizada para criar e gerenciar dados durante o processo de planejamento e operação da obra.
Durante os dois dias do Congresso, serão apresentados e discutidos inúmeros temas e trabalhos relacionados ao BIM. Destacamos aqui alguns.
ENCHENTE
BIM oferece ferramentas poderosas para o planejamento urbano sustentável e a prevenção de enchentes. Estudo desenvolvido em 2021 pelos profissionais Pedro Luís Soethe Cursino, Fernanda Almeida Machado e Sergio Scheer, que aborda o assunto, será apresentado pelos profissionais durante o Congresso. Nesse estudo, eles analisaram o potencial da interface do Sistema de Informação Geográfica (GIS) com o BIM (Building Information Modeling) na mitigação de riscos de enchentes em áreas urbanas. O resultado desse estudo feito em Iconha (ES) e pode ajudar Santa Catarina a enfrentar suas enchentes cada vez mais recorrentes.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
O BIM pode ser utilizado desde a construção de um prédio moderno até a revitalização e preservação de um Centro Histórico. A tecnologia aplicada de forma correta, preserva a cultura local, garantindo a segurança e durabilidade das estruturas antigas. Com essa ferramenta, os engenheiros e arquitetos conseguem uma documentação precisa do ambiente, pois o BIM permite a criação de modelos tridimensionais detalhados das estruturas históricas, incluindo todos os elementos arquitetônicos, estruturais e de serviços. O Congresso contará com o aparelho que mostrará na prática como o BIM pode auxiliar na preservação dos Centros Históricos da Capital Catarinense.
SER HUMANO
O evento também contará com palestra do arquiteto português André Mendes, um dos responsáveis pela construção do palco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que reuniu 1,5 milhão de pessoas no Parque Tejo, em Lisboa, em agosto. Ele fará parte do painel “Pessoas na Obra com BIM” e abordará como a tecnologia BIM foi utilizada durante o processo de projeção da estrutura que recebeu o Papa Francisco durante o evento religioso.
Organizado pela Conexão BIM, o 5º BIM CREA-SC tem como patrocinador principal o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e Graphisoft, Alto Qi, Adax consultoria e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).
SERVIÇO
O QUE? 5º Congresso BIM CREA-SC
QUANDO? 17 e 18 de outubro de 2023
ONDE? Centro de Eventos da UFSC, em Florianópolis/SC
INSCRIÇÃO? No link https://doity.com.br/bim-crea-sc-2023