Com recorde de inscritos em 2023, o Dança em Cena chega à quinta edição com novidades em Florianópolis. Serão cinco dias de Mostra de Dança, capacitação profissional, residência artística com jovens e espetáculos de companhias de renome na cena nacional como convidadas.
Entre os dias 7 a 11 de junho, o evento levará a arte dança para quatro locais: o já tradicional palco arena, montado no Floripa Shopping, a Cenarium Escola de Dança, o Conselho Comunitário do Saco Grande e, pela primeira vez, o Teatro Ademir Rosa, no CIC. A programação é totalmente gratuita.
Ao longo de quatro edições, o Dança em Cena se consolidou como o mais importante projeto de fomento e formação de plateia da Capital. Isso porque o evento abre espaço para que companhias amadoras, bailarinas e bailarinos de todas as idades e classes sociais compartilhem o mesmo palco de grupos e profissionais já consagrados em todo o Brasil. Um projeto democrático, de valorização e incentivo à dança — uma das vocações de Santa Catarina.
Mostra de Dança em 10 gêneros diferentes
A Mostra de Dança é uma das marcas do Dança em Cena. Ao longo de cinco dias, um palco arena montado no Floripa Shopping recebe apresentações de solos, duos e conjuntos com coreografias em 10 gênero diferentes: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico
Livre, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Dança de Salão, Sapateado, Danças Regionais ou Populares, K-Pop e Estilo Livre.
Em 2023, a pluralidade do Dança em Cena ficou evidente não só pelo recorde de inscrições como também pela diversidade de coreografias inscritas. Destaque para o grande número de bailarinas e bailarinos da terceira idade, crianças e grupos de cidades vizinhas à Capital.
“Percebemos que o projeto já pauta a agenda de ensaios de muitas escolas e companhias, que preparam coreografias com antecedência para apresentar na Mostra de Dança. O interesse é tanto de companhias profissionais quanto amadores. E ao final, temos um retrato muito bonito e diverso da produção em dança por aqui”, afirma Aline Menezes,
diretora artística do Dança em Cena.
Como já é praxe, além das apresentações dos inscritos, cada dia tem performances de grupos com trajetória reconhecida dentro e fora do Estado. Entre as convidadas da 5ª edição estão a House Dance Floripa, a LAB Dance Studio e a Movincena, de Florianópolis; e o Project Humans, de São Paulo.
Troféu vai reconhecer grupo destaque da edição 2023
Outra novidade desta edição é o Troféu Dança em Cena 2023 | Floripa Shopping. Trata-se de uma premiação inédita que irá reconhecer um grupo destaque da Mostra com um prêmio no valor de R$ 2 mil. A premiação é destinada apenas para conjuntos. Grupos que queiram participar podem se inscrever até o dia 20 de maio ou até esgotarem as
vagas pelo site https://www.dancaemcena.com.br/.
A Mostra de Dança do Dança em Cena é caracterizada por não ser competitiva e o Troféu Dança em Cena 2023 | Floripa Shopping tem o propósito de celebrar e incentivar os talentos da região. “Esse reconhecimento tem viés de fomento à profissionalização. Queremos incentivar e valorizar companhias que já têm alguma trajetória. Será uma nova experiência e assim vamos movimentando e contribuindo para o crescimento dos grupos catarinenses”, afirma Aline Menezes.
Podem concorrer ao Troféu Dança em Cena 2023 | Floripa Shopping escolas, grupos e companhias na categoria adulto a partir de 16 anos, somente no subgênero conjunto, com coreografia em qualquer um dos 10 gêneros do Dança em Cena. O regulamento completo está no site.
Espetáculos do Celebra agora no palco do CIC
Considerado a noite de gala do Dança em Cena, o Celebra é um tradicional evento de celebração do projeto que reúne em uma noite as companhias de dança com destaque na cena de dentro e de fora do Estado. Pela primeira vez, será realizada no Teatro Ademir Rosa, no CIC, principal palco de Santa Catarina. O Celebra será realizado no dia 8 de
junho (quinta-feira), às 20h30. Conheça os espetáculos:
LAB Dance Studio apresenta Efêmero, Construções Invisíveis de um Relacionamento Frágil
Com direção e coreografia de Moni Cherem e Duda Borges, Efêmero é um espetáculo que fala sobre o vazio de uma sociedade preenchida por “recompensas” invisíveis, questionando a validez das relações passageiras com tudo que nos cerca. Os bailarinos se distribuem em cena como se estivessem em um campo de game: seus personagens são moldados por expectativas e imagens do que acham que deveriam ser.
A pesquisa para essa montagem começou em 2021. No ano seguinte, o grupo LAB Dance Studio foi selecionado para apresentar o trabalho no Cena Contemporânea dentro do Festival Prêmio Curitiba na Dança e conquistou o primeiro lugar. Em 2023, o espetáculo foi um dos espetáculos selecionados da Maratona Cultural em Florianópolis.
Movincena apresenta Chicago, O Musical
Inspirado no mundialmente prestigiado espetáculo da Broadway, Chicago, O Musical conta a história de duas artistas da noite em busca do estrelato e da fama. Este é o terceiro ano que a companhia de Florianópolis Movincena leva para o palco sua versão da montagem. Com elenco de artistas da Capital e direção de Ana Garvik, o musical é marcado por coreografias complexas e enérgicas, atuações memoráveis e cenas musicais de tirar o fôlego.
House Dance Floripa apresenta Time to Jack
Espetáculo Time to Jack percorre brevemente a história do House Dance e House Music desde o surgimento até as culturas e danças que influenciam até hoje esse movimento. Muito além do que apenas passos rápidos com as pernas, a Cultura House surgiu dentro de espaços que acolhiam as minorias, pessoas pretas, LGBTQIA+ e imigrantes em Nova York, nos Estados Unidos, no final dos anos 70. Desse movimento underground e de resistência surge o House Dance. A montagem tem direção e coreografia de Diego Tavares e Vivian Shimizu, dois pesquisadores e professores da House Dance que atuam em Florianópolis e
produzem o House Dance Floripa.
De SP, Project H[u]mans apresenta O Rio Invisível
A companhia paulistana Project H[u]mans apresenta em Florianópolis O Rio Invisível. O espetáculo de dança contemporânea e danças urbanas leva para o palco temas e sentimentos atuais: sensações intensas, saúde mental, perda, transformação e crescimento pessoal.
A montagem acompanha a jornada de um personagem ao longo das cinco fases do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Um rio invisível é elemento-metáfora, como uma energia em volta da vida que flui, muda e transborda. Ao mover-se por todas as fases, o personagem lida com obstáculos que o convidam a repensar sua relação com a vida e com a própria força para encontrar maneiras de se adaptar àsconstantes mudanças.
O Rio Invisível tem coreografia e direção de Gabriel Braga, dançarino e pesquisador que assina a capacitação profissional do Dança em Cena em 2023.
Capacitação profissional
Em paralelo à Mostra de Dança, o Dança em Cena promove capacitação para profissionais de dança da cidade. Em 2023, o projeto traz para Florianópolis Gabriel Braga, da Project H[u]mans, de São Paulo.
Ele ministra o workshop Humans Lab, no qual compartilha sua pesquisa e experiência que perpassa a dança contemporânea e as danças urbanas com o grupo Humans Dance Team. A capacitação terá duração de quatro horas e será realizada no dia 10 de junho (sábado), das 14h às 18h30, na Cenarium Escola de Dança.
A capacitação é indicada para professores, coreógrafos e pesquisadores da área de movimento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 8 de junho ou até acabarem as vagas pelo site https://www.dancaemcena.com.br/.
Residência Artística com jovens do Comosg
Em 2023, o Dança em Cena repete uma iniciativa que começou em 2018 e que levou dança para jovens do Conselho Comunitário do Saco Grande (Comosg). A partir de 22 de maio, os professores e coreógrafos Gui Fant e Julia Milan, duas grandes referências em danças urbanas da Capital, realizam uma Residência Artística com jovens atendidos pelo Conselho.
Cerca de 30 jovens participam do projeto ao longo de 15 dias. O resultado do trabalho gera uma montagem coreográfica com o grupo, que será apresentada no último dia da Mostra do Dança em Cena.
“A Residência Artística já virou uma tradição e percebemos que a comunidade do Saco Grande já espera pelo Dança em Cena e para vivenciar essa arte por mais tempo”, diz Aline Menezes.
Dança em Cena se expande e terá uma edição no Sul de SC
Outra novidade da 5ª edição do Dança em Cena é que o projeto terá uma primeira edição fora de Florianópolis. Entre os dias 7 e 8 de outubro, o evento será realizado no Parque Diamante, em Capivari de Baixo, região Sul de SC. Serão dois dias de Mostra, espetáculos de cias convidadas, capacitação para profissionais, oficinas em escolas e muito mais. Toda a programação é gratuita e terá recursos de audiodescrição e tradução simultânea em LIBRAS.
Além de celebrar a arte da dança, uma das vocações de Santa Catarina, o Dança em Cena | Edição Sul oportuniza a circulação de companhias com trabalhos já consolidados e assegura a primeira experiência de palco para bailarinas e bailarinos amadores. O Dança em Cena é patrocinado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Lei
Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Floripa Shopping, Piemonte e Hotel Porto da Ilha. A coordenação geral é da Marte Cultural e a realização é da Cenarium Escola de Dança.
Agende-se
Dança em Cena Florianópolis 2023
Quando: 7 a 11 de junho
Onde: Floripa Shopping, Teatro Ademir Rosa (CIC), Conselho dos Moradores do Saco Grande (Comosg) e Cenarium Escola de Dança
Quanto: gratuito
Informações: https://www.dancaemcena.com.br/
Dança em Cena | Edição Sul 2023
Quando: 7 e 8 de outubro
Onde: Parque Diamante, em Capivari de Baixo
Quanto: gratuito
Informações: https://www.dancaemcena.com.br/
INSCRIÇÕES PARA MOSTRA DO DANÇA EM CENA | EDIÇÃO SUL 2023: 25/6 A 15/8