InícioGERALExposição “Terra Firme” é uma das atrações da Feira da Freguesia neste...

Exposição “Terra Firme” é uma das atrações da Feira da Freguesia neste domingo (2) em São José

Mostra gratuita na Casa da Cultura reúne tradição e arte contemporânea da cerâmica catarinense e permanece aberta para visitação até 14 de agosto

spot_img
spot_img

Quem visitar a Feira da Freguesia neste domingo (2), no Centro Histórico de São José, terá a oportunidade de conhecer uma das mais importantes exposições de cerâmica em cartaz na cidade. A mostra coletiva “Terra Firme: O Magma que Firma o Chão – Nha-Ú Cerâmicas em Diálogo”, instalada na Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira, integra a programação cultural do evento e segue aberta para visitação gratuita até o dia 14 de agosto.

Realizada pela Associação Nha-Ú, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São José e com o apoio da Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, a exposição apresenta um panorama da produção cerâmica catarinense, promovendo o encontro entre o fazer tradicional das olarias comunitárias e a pesquisa desenvolvida por artistas contemporâneos.

Com curadoria de Marion De Martino e Isabela Sielski, a mostra convida o público a refletir sobre a relação entre memória, território, identidade e criação artística por meio da cerâmica, valorizando uma tradição que faz parte da história de São José.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Ellen Prim Campos, destaca que a exposição amplia a experiência de quem visita a Feira da Freguesia.”A Feira da Freguesia vai muito além da gastronomia e do artesanato. Ela convida as pessoas a conhecerem o nosso patrimônio histórico e cultural. A exposição ‘Terra Firme’ é uma oportunidade para moradores e visitantes mergulharem na rica tradição da cerâmica josefense e catarinense, fortalecendo o vínculo com a nossa história.”

A exposição também presta homenagem à trajetória de Dona Nésia Melo da Silveira, primeira ceramista registrada em Santa Catarina, reconhecendo sua contribuição para a preservação da cultura popular e da tradição oleira do município. O percurso expositivo reverência ainda a linhagem feminina do barro e os mestres ceramistas que mantêm vivo esse saber passado de geração em geração.

Segundo o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Cleyton Medeiros, a iniciativa reforça o compromisso do município com a valorização da produção artística local.”São José tem uma história profundamente ligada ao barro e à cerâmica. Receber uma exposição como essa, durante a Feira da Freguesia, fortalece nossa identidade cultural e oferece ao público uma experiência completa, unindo patrimônio, arte e turismo em um único roteiro.”

Feira reúne cultura, gastronomia e lazer

A Feira da Freguesia acontece excepcionalmente neste domingo (2), com data antecipada em razão do Dia dos Pais. Das 10h às 19h, a Praça Hercílio Luz e os arredores recebem mais de 130 expositores de artesanato, economia criativa e gastronomia, além de apresentações musicais, espaço kids e atrações culturais.

Além da visita à Casa da Cultura, o público poderá conhecer outros equipamentos históricos do Centro Histórico, como o Teatro Adolpho Mello e o Beco da Carioca, tornando o passeio uma experiência completa para toda a família.

Serviço:
Exposição: Terra Firme: O Magma que Firma o Chão – Nha-Ú Cerâmicas em Diálogo
Local: Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira – Centro Histórico de São José
Visitação: até 14 de agosto
Entrada: Gratuita

Feira da Freguesia
Data: Domingo, 2 de agosto
Horário: Das 10h às 19h
Local: Praça Hercílio Luz e entorno – Centro Histórico de São José
Entrada: Gratuita

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa