Hoje é sexta-feira, 12 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALACIF reforça a importância da destinação correta do óleo usado no Dia...

ACIF reforça a importância da destinação correta do óleo usado no Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) enfatiza a importância do descarte responsável do óleo de cozinha usado, especialmente em um estado reconhecido por suas praias deslumbrantes e rica biodiversidade marinha

No Dia Mundial da Água, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) enfatiza a importância do descarte responsável do óleo de cozinha usado, especialmente em um estado reconhecido por suas praias deslumbrantes e rica biodiversidade marinha. Em Florianópolis, a população tem a opção de fazer a sua parte com o descarte correto, contribuindo para o meio ambiente através do programa ReÓleo. Com mais de 120 pontos de coleta (PEVs) distribuídos pelos bairros, o programa oferece uma alternativa para a população se desfazer desse resíduo de maneira ecologicamente correta, protegendo o ecossistema marinho.

Diversos estabelecimentos em Florianópolis participam como Pontos de Coleta Voluntários (PEV) para o descarte correto do óleo de cozinha. Esses locais incluem restaurantes, lanchonetes, hotéis, escolas, mercados e condomínios, facilitando o engajamento da comunidade na preservação ambiental. Em parceria com a Liza e com a Preserve Ambiental, o Programa ReÓleo realiza a coleta do óleo depositado nestes pontos para encaminhá-lo ao destino adequado, contribuindo assim para a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.

“Florianópolis possui uma biodiversidade marinha única e praias deslumbrantes, que são um patrimônio catarinense a ser protegido. No entanto, o descarte inadequado de óleo de cozinha usado representa uma séria ameaça aos ecossistemas encontrados no estado. A contaminação dos rios, lagos e oceanos compromete não apenas a qualidade da água, mas também a sobrevivência da vida marinha. O Programa ReÓleo tem ajudado a combater esse problema há 25 anos” explica Célio Bernardi, presidente da ACIF.

Desde a sua fundação o Programa já arrecadou mais de 5.267 milhões de litros de óleo, beneficiando mais de 69 mil pessoas. A partir de 2021, a parceria estabelecida com a Cargill, dona da marca de óleo Liza, fortaleceu ainda mais a iniciativa, proporcionando expertise e recursos adicionais ampliando também as ações de educação ambiental nas escolas. “Acreditamos que é através da educação que vamos conseguir mudar comportamento e ampliar os índices de reciclagem”, comenta Márcio Barela, responsável pelas ações de sustentabilidade da marca Liza.

Como funciona:

Para fazer o descarte correto armazene o óleo residual em garrafas uma garrafa pet e encaminhe-o para um dos PEVs do Programa ReÓleo. Todo óleo coletado é transportado e reciclado pela empresa especializada Preserve Ambiental, que possui todas as licenças ambientais necessárias para garantir uma destinação correta e ecologicamente responsável.

Para mais informações sobre o Programa ReÓleo, os pontos de coleta em Florianópolis ou para se tornar um PEV, visite https://reoleo.acif.org.br/ e faça sua parte.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa