Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALAmbulatório de Pediatria do HU-UFSC inaugura novo espaço após reforma 

Ambulatório de Pediatria do HU-UFSC inaugura novo espaço após reforma 

Os atendimentos no novo espaço terão início nesta quinta-feira (04)

Após quatro décadas desde sua inauguração em 1980, o Ambulatório de Pediatria do O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), passou por uma significativa reforma, proporcionando um ambiente renovado e adequado para atender às necessidades de pacientes, acompanhantes e funcionários. Os atendimentos no novo espaço terão início nesta quinta-feira (04). 

Conforme o arquiteto Cicero Engelmann, antes da reforma o ambulatório enfrentava desafios estruturais significativos, como problemas de fluxo, espaços inadequados e falta de conforto tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. “Era necessária uma reformulação completa para alinhar as instalações aos padrões contemporâneos de cuidado infantil”, acrescentou. 

O projeto de reforma, iniciado em 2020, ampliou a área existente de 228m² para 266m², incorporando parte do espaço do antigo Serviço de Atendimento à Saúde (SASC) para acomodar um total de nove novos consultórios, destacando-se pelas melhorias na infraestrutura e acessibilidade. 

Uma das principais inovações foi a criação de uma circulação central em formato de anel, decorada com um ambiente infantil alegre, integrado com elementos gráficos dos personagens do HU-UFSC desenvolvidos pelo Setor de Infraestrutura (SIF). 

A área de recepção e espera foi ampliada de 46m² para 62m², agora oferecendo sofás estofados, área infantil e acessibilidade para cadeirantes. As instalações sanitárias foram renovadas, com um novo ambiente acessível, incluindo água quente e trocador de fraldas. 

Janelas ampliadas foram instaladas para melhor ventilação e iluminação natural em todos os consultórios. “O sistema de climatização foi aprimorado com novos equipamentos de ar-condicionado tipo split e renovação de ar em todos os ambientes, garantindo conforto térmico e qualidade do ar para pacientes e funcionários”, completa o arquiteto. 

Investimentos e Recursos

A reforma totalizou um investimento de R$ 985,3 mil e contou também com o R$5,2 mil, fornecidos pela Associação Amigos do HU (AAHU), utilizados na aplicação de adesivos decorativos. 

Especialidades Oferecidas

O Ambulatório de Pediatria do HU-UFSC agora está equipado para oferecer uma ampla gama de especialidades médicas, incluindo Nutrologia Infantil, Cardiologia Pediátrica, Endocrinologia Pediátrica, Genética Médica, Neonatologia, Neurologia Pediátrica, Pediatria Acolhe, Cirurgia Pediátrica, Puericultura, Pneumologia Pediátrica, e Gastroenterologia Pediátrica. 

Novas Contratações

Além das melhorias físicas, o ambulatório planeja expandir sua equipe médica com a contratação de dez novos pediatras. Esta iniciativa visa fortalecer ainda mais a capacidade de atendimento e garantir uma cobertura abrangente das especialidades oferecidas. 

Segundo o superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos, as melhorias estruturais não apenas modernizaram as instalações, mas também melhoraram significativamente a experiência dos pacientes e a eficiência do trabalho dos profissionais de saúde. “Com a conclusão dessa reforma, o Ambulatório de Pediatria do HU-UFSC reafirma seu compromisso em proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e funcional para o cuidado com as crianças, além de oferecer um ambiente de trabalho adequado aos profissionais”, acrescentou. 

Rede Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa