Cerca de 70 artistas e alunos se apresentaram na 1ª Mostra Culturaberta na manhã de sábado (24), no Brasil Atacadista do Rio Tavares. O evento contou com exposição fotográfica na entrada do mercado, apresentações culturais e aula de dança. Uma exibição de pandeiros, canto e dança afro-brasileira dentro do estabelecimento surpreendeu o
público do local.
O relógio marcava dez horas e trinta minutos da manhã quando os alunos das oficinas do Projeto Culturaberta sacaram os pandeiros e começaram a batucar juntos, aos comandos do professor Osvaldo Pomar. O ritmo animado logo tomou conta de todo o mercado. Guiados pelo som e pela curiosidade, o público que fazia compras se aproximou para ver o batuque de perto. O coro comandado pela professora Verônica Kimura se somou e alguns até arriscaram uma dança junto aos alunos de dança afro-brasileira que também se apresentavam, guiados pela professora Simone Fortes.
A servidora pública, Ana Silva, fez questão de parar para contemplar a exibição. “Achei muito show essa apresentação. Fazer compras com uma música boa dessa é bem melhor”, disse. A sessão musical durou cerca de trinta minutos.
Para encerrar a Mostra, o professor Charles O Modesto, deu uma aula de dança de salão no ritmo do forró na parte de fora do mercado. Ao som do baião e do forró pé de serra, o público pôde aprender passos forrozeiros para aproveitar a época junina. Além das apresentações, a Mostra também recolheu roupas de frio para a Campanha do Agasalho.
Sobre o Projeto
O projeto Culturaberta reúne um coletivo de renomados artistas com o principal objetivo impactar positivamente a sociedade com acesso à arte e à formação cultural.
De abril a novembro de 2023 acontecem 16 oficinas continuadas de dança, música, circo, fotografia, artes visuais e compostagem, que atendem gratuitamente cerca de 400 alunos, além de quatro festivais abertos ao público, onde são valorizadas as criações desenvolvidas durante as oficinas, com alunos e professores, além de apresentações de artistas
convidados.
A realização do Projeto é garantida pelo incentivador único Brasil Atacadista, via Programa de Incentivo à Cultura de SC. E conta com a parceria da Matura Floripa, no Campeche.
Para saber mais, siga o Projeto nas redes socias: @projetoculturaberta