A Arteris Litoral Sul registrou dia 15 de setembro um importante marco na construção da obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis, o fim da escavação subterrânea no último túnel da obra. O encontro das frentes de trabalho ocorreu na pista norte do Túnel 2. A pista Sul desse dispositivo já havia registrado esse marco em julho deste ano.
A partir de agora, os trabalhos seguem para a fase de escavação do rebaixo e revestimento do túnel, que permitirão a pavimentação e a instalação dos sistemas de ventilação, sinalização e monitoramento.
O diretor superintendente da Arteris Regional Sul, Antônio Cesar Ribas Sass, foi o responsável por acionar o dispositivo que garantiu a última detonação de um túnel do Contorno, e reforça a importância desse marco. “A realização da última detonação no Contorno Viário de Florianópolis marca um momento verdadeiramente especial. Neste momento significativo, unimos forças com diretores, trabalhadores da Arteris e da construtora Aterpa, a empresa responsável pela construção. Expresso meu profundo agradecimento a todos que dedicaram seu esforço ao projeto. Foi uma experiência gratificante liderar o último disparo, pois pude reconhecer o valor incalculável desse empreendimento. Representei cada trabalhador envolvido, desde operários que concretam até os engenheiros e técnicos. Foi uma honra”, celebra.
Além de César, também acionaram o dispositivo Roberto Paolini, diretor executivo de Pessoas & Organizações da Arteris e Toni Enrich, diretor corporativo de pessoas da Abertis.
As pistas Norte e Sul do Túnel 2 têm 907 metros de extensão, altura variada de 10 a 12 metros, 15 metros de largura e duas faixas de rolamento, acostamento e rotas de fuga para pedestres.
Nos demais túneis do Contorno Viário os trabalhos seguem avançando. O Túnel 4, na divisa entre os municípios de Biguaçu e São José já teve as obras civis concluídas e está em fase de instalação dos equipamentos de segurança. Já os túneis 1 e 3 estão em fase final de pavimentação e, em paralelo, recebem os serviços de instalação dos dispositivos de segurança.
Obras avançam em Palhoça
No último fim de semana, a Arteris Litoral Sul concluiu o desvio do tráfego da BR-282 para o viaduto construído no km 18 da rodovia, em ambos os sentidos. A operação é fundamental para dar andamento aos trabalhos no trevo de interseção do Contorno Viário com a rodovia federal.
Além disso, também em Palhoça, atualmente são executadas atividades de terraplanagem e de drenagem em todo o trecho do Contorno Viário no município.
O foco são as atividades de terraplanagem com escavação de solo e detonação de rochas e implantação de drenagem provisória e definitiva. Foram retomadas também as atividades na região da relocação da passagem superior da Avenida São Cristóvão e nos viadutos que farão os desvios das Ruas Jorge Marcelino Coelho e Natalino Campos Schimamm.
Na última semana, também foram retomados os trabalhos no trevo de interseção do Contorno Viário com a BR-101 Sul. As atividades são realizadas pelo Consórcio Túneis Litoral Sul, composto pela empresas Aterpa e J.Dantas, e pela Lacerda Conservação e Obras Viárias.