Hoje é sábado, 13 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALArtes Visuais na Maratona Cultural terá mais de 30 ações entre exposições...

Artes Visuais na Maratona Cultural terá mais de 30 ações entre exposições e mostras de rua

Em sua 9ª edição, a Maratona Cultural de Florianópolis amplia a representatividade das ações de Artes Visuais, proporcionando amplo acesso àqueles que apreciam manifestações como desenho, fotografia, vídeo e pintura, com um roteiro de mais de  25 espaços na cidade entre os dias 23 e 26 de março.

Nesta edição, a curadoria do evento assina exposições promovidas três espaços: a Maratona Visual, no Largo da Alfândega, no  Centro, a Sambaqui Galeria De Arte, na Trindade, e a Galeria Jandira Lorens, localizada dentro do Centro de Artes da UDESC, no Itacorubi, todos estreantes no maior evento multicultural de Santa Catarina.

A Maratona Visual apresentará a exposição coletiva “Segunda natureza”, de Bruna Granucci, Cássio Markowski, Claudia Lira, Fran Favero, Matheus Abel, Silvia Carvalho, com curadoria de Francine Goudel. A mostra reúne obras que intencionam a relação entre arte e natureza, pensado em um sentido amplo, abordando de forma literal a questão do
natural, das paisagens e territórios, mas também buscando uma reflexão sobre a natureza existencial e poderá ser visitada durante os quatro dias de programação.

No sábado, dia 25, no mesmo local, a video-projeção “Yvyrupá Território”, de Radilson Gomes, propõe colocar em evidência a questão dos territórios indígenas a partir da identidade dos povos Guarani, Kaingang e Xokleng.

Seguindo para o norte da Ilha, a  Sambaqui Galeria De Arte recebe a mostra “Infestantes”, de Galvão Bertazzi, também com curadoria de Francine Goudel. A exposição reúne obras que tratam sobre a metáfora de uma infestação. Já na Galeria Jandira Lorens, a exposição
“Autopoiesis”, de Ana Martins, Caio Villa de Lima, Esmayler Cruz, Gabriela Buffon, Letícia Rech, Leonardo Sanchez Silva, Luisa Cury, Luiza Melo e Manu B Valls, reúne trabalhos de jovens artistas, que percorrem individualmente por temas como a expressividade do corpo, a manifestação simbólica dos sonhos, as reverberações da militância e as camadas da memória.

Além disso, sete espaços integram também por primeira vez a programação do evento, como é o caso da Instituto Collaço Paulo – Centro De Arte E Educação, Câmera Criativa, Helena Fretta Galeria De Arte, Espaço Cultural Amigos do Parque Da Luz, Espaço Cultural do Jardim Botânico de Florianópolis e o Museu Do Lixo.

Já o Museu de Florianópolis, integra a Programação OFF com uma oferta de atividades gratuitas para celebrar os 350 anos da cidade. Para os apreciadores dos desenhos, o 89º Encontro do Urban Sketchers Florianópolis também integra a programação e será realizado no  dia 25,  às 15h, na Rua Felipe Schmidt, na esquina com a Praça XV de Novembro, no Centro.  Na ocasião, os desenhistas irão se juntar para retratar o início da rua Felipe Schmidt, com várias construções históricas. Falando em arquitetura, duas visitas culturais idealizadas em parceria com o Portal Arq/SC estão confirmadas na Maratona Cultural
de Florianópolis. No dia 25/03, às 10h, a visita “Ceisa Center Ícone da arquitetura moderna de Florianópolis 45 anos” será acompanhada por arquitetos que estudam a arquitetura moderna da edificação e a relação com a cidade. No mesmo dia, às 17h, o ponto de encontro será na Praça do Forte São Luiz, com a visita cultural “Praça do Forte São Luiz e suas conexões com a região, narrativas contadas por JA8 Arquitetura Viva + Iphan”,  trará uma conversa sobre a Praça, recém entregue pela Prefeitura de Florianópolis.

Museus, Galerias e espaços parceiros

A cada ano, a Maratona Cultural atua no fortalecimento e no reconhecimento de espaços culturais que atuam ao longo do ano, mas que nem sempre são conhecidos dos moradores e visitantes da Ilha. Assim, sendo, para contemplar o público que aproveita o final de semana para “Maratonar’, muitos dos espaços estarão abertos com suas exposições abertas para visitação, formando um grande circuito. São eles: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, Arquivo Histórico do Município De Florianópolis, Memorial Meyer Filho, Museu Histórico de Santa Catarina, Fundação Cultural Badesc, Museu Victor Meirelles,
Espaço Cultural BRDE, Museu da Escola Catarinense, Helena Fretta Galeria de Arte, Museu da Imagem e do Som, Jardim Botânico de Florianópolis, Galeria Lama (Programação OFF), Galeria do Mercado Público, Mural Da Cultura do Mercado Público, Parque da Luz, Espaço Cultural Amigos do Parque e Desvio (Programação OFF).

Homenagem à Vera Sabino

A história de Florianópolis é repleta de misticismo, que integram o imaginário popular, e que até hoje são fonte de inspiração para a cultura local. Por isso, nada melhor do que celebrar mais um aniversário da capital catarinense para valorizar e reconhecer todo este legado e influências. Sabendo disso, a artista Tuane Ferreira incorporou à paisagem urbana, o universo mitológico da cultura local, inspirado e tão bem retratado por Vera Sabino. O mural com 42 metros de altura e 9m de largura, foi produzido em grafite na empena do edifício Galeria Comasa (lado Oeste) e será lançado na próxima sexta-feira (24), às 17h.

A ação faz parte do projeto “O Grande Baile Místico”, criado em 2019 com o intuito de valorizar o folclore e a cultura local de Florianópolis, por meio de homenagens à personalidades que contribuíram com o panorama artístico e cultural da região e que foram peças essenciais para a valorização dessas tradições.   A programação completa poderá ser conferida pelo http://www.maratonacultural.com/ ou no https://www.instagram.com/maratonacultural2023

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa