Hoje é sexta-feira, 24 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALAssistência Social de São José participa da primeira reunião de 2023 do...

Assistência Social de São José participa da primeira reunião de 2023 do COEGEMAS

Evento dá espaço para o diálogo sobre os rumos da Assistência Social no Estado

Aconteceu no Município de Orleans, a reunião do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), de Santa Catarina. Este é o primeiro encontro do ano de 2023. O evento dá espaço para o diálogo sobre os rumos da Assistência Social, no Estado.

Os trabalhos iniciaram com a palestra da professora Luziele Tapajós, a respeito da reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para mais de 200 representantes da área de Assistência Social. A novidade trazida pela palestrante é a retomada do “Pacto Federativo”, e o retorno inicial do valor de 2 bilhões de reais, para o SUAS. Segundo Luziele, é o SUAS saindo do subsolo e alcançando o protagonismo, enquanto política pública.

O Pacto Federativo é a gestão de arrecadação dos impostos para, posteriormente, haver a distribuição da receitas entre a União, estados e os municípios, conforme a Constituição Federal.

O encontro contou com a presença da secretária de Estado de Assistência Social, Alice Kurten. Ainda, houve a despedida da presidente do Coegemas, Maria Cláudia Goulart, de Florianópolis, e o início da gestão de Fabiana Machado, que é secretária de Assistência Social de Joinville. A secretária Rita de Cássia Faversani Furtado e a adjunta Luciana Pereira da Silva representaram o Município de São José.

COEGEMAS

O Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) de Santa Catarina é uma associação civil, que tem o objetivo de defender a Assistência Social como política de Seguridade. Os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, são orientações que o grupo adota para garantia dos direitos da população.

Ainda, o colegiado é responsável por acompanhar a concretização nos Planos, Programas e Projetos da área. Além de coletar, produzir e divulgar informações relativas à Assistência Social, no Estado.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa