Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPACTO: Blitz Sanear identifica descarte de esgoto em tubulação de rio no...

PACTO: Blitz Sanear identifica descarte de esgoto em tubulação de rio no Ribeirão da Ilha

A abordagem ocorreu na segunda-feira (13) e, na ocasião, foram analisadas quatro residências

Publicidadespot_img

A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, realizou mais uma ação de vistoria de estruturas sanitárias na Capital, desta vez no bairro Ribeirão da Ilha, na região sul. A abordagem ocorreu na segunda-feira (13) e, na ocasião, foram analisadas quatro residências, todas denunciadas por irregularidades como descarte na rede pluvial e escoamento de esgoto em terreno privado.

A primeira denúncia feita por um morador informou que vizinhos de três residências diferentes, todas localizadas na servidão Dolores Cordeiro Heidenreich, fizeram ligações de tubulação irregulares das máquinas de lavar roupa à rede pluvial.

As famílias aproveitaram o serviço de obras de infraestrutura na via pública para montar a ligação clandestina entre o próprio esgoto e a rede. A Vigilância Sanitária encaminhou o problema à empreiteira responsável pelo serviço na servidão para realizar o lacre das tubulações.

Já na servidão Alfredo Estevão da Costa, um denunciante alertou sobre o vazamento dos efluentes da fossa de uma das casas vizinhas para os terrenos e calçadas do entorno.

A residência de onde vazava o líquido estava desabitada no momento da abordagem e não pode ser analisada. A denúncia foi encaminhada à Vigilância Sanitária e, se comprovada a irregularidade pelo órgão, o proprietário do imóvel será autuado.

Na rodovia Baldicero Filomeno, um extravasamento de efluentes domésticos a céu aberto foi identificado pelos profissionais, também em via pública. Em seguida, foi realizado o teste do corante em um dos imóveis da rua para comprovar a origem do vazamento.

O exame feito no banheiro, cozinha e área de serviço identificou mais um descarte de esgoto na rede pluvial, havendo aplicação de auto de intimação pela Vigilância Sanitária aos proprietários da habitação. O caso será encaminhado para a intendência do bairro, que deve sugar e lacrar a estrutura irregular.

A Blitz Sanear é mais um serviço realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a Casan.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa