A dona de casa Maria Ângela Augusto, 55 anos, organiza diariamente seus materiais e sai para praticar atividades esportivas e sociais perto de casa. A rotina costuma incluir duas idas de manhã para integrar o grupo Mulheres Ativas e à noite para aula de dança gratuita de zumba, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), no bairro Ipiranga, que tem como proposta reunir em um mesmo local, estruturas para o esporte, cultura e assistência social.
Maria Ângela lembra que estava entrando em depressão antes de conhecer as atividades desenvolvidas na Praça CEU. “A minha vida se transformou. Para mim e minha família está ótima isso aqui, a zumba, isto aqui é uma família e me motiva muito.” Da mesma forma, Maria Eronilce Alves da Silva, 56 anos, é outra morada do bairro que não perde as suas aulas de zumba e de atividades esportivas praticadas pelo grupo Mulheres Ativas.
“É importante para o corpo, para mente e para o coração essas atividades. É muito importante esse espaço porque ficamos cada vez mais ativas. De manhã já me arrumo, quero chegar logo, ver todo mundo reunido aqui, é uma família. São anos de vida a mais para nós, mais saúde para todos”, defende Eronilce.
O espaço inaugurado em 2018 em parceria com o Governo Federal vem recebendo cada vez mais público, explica o coordenador, professor Ademir Rogério de Abreu. “Atualmente, mais de 500 pessoas participam diariamente das atividades promovidas na Praça, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h.”
A Praça CEU é composta por uma área total de 3 mil m², com dois edifícios multiuso, espaço para a prática de esportes, um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), salas multifuncionais, biblioteca, telecentro, anfiteatro com auditório para 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.
“É um projeto que agrega mais de 500 pessoas diariamente, pessoas felizes, com muita saúde, e a gente faz o possível e o impossível para atender essa comunidade, uma comunidade muito carente, mas presente, que sempre participa e isso só nos dá alegria e vontade de fazer mais. Fico feliz de tirar as crianças das ruas e promover o esporte, que é o caminho para todos, assim como ministrar as aulas de ginástica para o grupo Mulheres Ativas”, salienta o coordenador.
ATIVIDADES
Além dos exercícios matinais praticados por dois grupos de 40 mulheres da sociedade, a Praça CEU oferece aulas de zumba, uma biblioteca com mais de dois mil livros, laboratório de informática com dez computadores, um anfiteatro com capacidade de atender 80 pessoas, aulas de futebol, vôlei, basquete, xadrez, teatro, muay thaiy, jiu jitsu, capoeira, entre outras. Inclusive nos finais de semana, acrescenta o coordenador, há várias atividades nas quadras e o local também é cedido para reuniões da comunidade, sejam religiosas ou sociais. Em 2021 foram 38 reuniões.
Outra atividade promovida para atender as comunidades que participam das atividades na Praça CEU são as viagens para grupos de terceira idade, onde elas visitam municípios da região. Para atender toda comunidade, na Praça CEU trabalham durante a semana onze professores e dois voluntários. Participam das atividades promovidas pela Prefeitura de São José moradores de Ipiranga, Areias, Dona Adélia, Pedregal, Vila Boa Esperança, Serraria, Bela Vista. “A nossa preocupação é atender bem as crianças, as mulheres e os idosos destas comunidades”, enfatiza Ademir
A Praça CEU está localizada na rua Eduardo Mikulki, 124, esquina com a Rua José Antônio Pereira, próximo a Unidade Básica de Saúde Ipiranga. Mais informações pelo telefone 3381-0012.