Hoje é domingo, 26 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROAvenida Beira-Rio Forquilhas vai levar o nome de Gervásio Silva e outras...

Avenida Beira-Rio Forquilhas vai levar o nome de Gervásio Silva e outras notas

Veja também sobre a apresentação do projeto do trecho 1B, que trata-se de um complemento da Avenida Beira-Rio Forquilhas, que acontece nesta quarta (10), na prefeitura de São José. Nesta coluna também leia sobre o reforço da nominata do PT da Capital; críticas do deputado Sérgio Guimarães na área da saúde e a insegurança no entorno do Restaurante Popular na Capital entre outros assuntos

Beira-Rio Forquilhas vai se levar nome de Gervásio Silva

A Avenida Beira-Rio Forquilhas, considerada a maior obra de mobilidade urbana de São José, deverá ser inaugurada nos próximos dias pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) e seu vice, Michel Schlemper (MDB). A este colunista, o prefeito adiantou que a avenida deverá ter o nome do ex-prefeito e ex-deputado federal, Gervásio Silva.  

Trata-se de uma bela homenagem a esse que é disparado uma das principais figuras políticas do município. Gervásio faleceu em fevereiro de 2021, mas deixou um legado de contribuições para o município. Dará nome à avenida que promete mudar o eixo de locomoção do município e melhorar em muito o fluxo do trânsito na região de Forquilhas.

Gervásio foi vereador por dois mandatos em São José, ocupou cargo de secretário municipal e foi vice-prefeito. Com o impeachment do titular, o ex-prefeito, Germano Vieira, em 1993, assumiu o cargo de prefeito de São José, respondendo pela função até 1996. Após deixar a prefeitura foi deputado federal por Santa Catarina por três mandatos.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

A polêmica da iluminação

Recentemente a ex-prefeita Adeliana dal Pont (PL) publicou um vídeo mostrando a falta de iluminação do trecho da Primeira Etapa do Anel Viário interno inaugurado em março pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD). A ex-prefeita denunciou a falta de segurança no trecho.

Para alguns observadores foi um ato de desespero da ex-prefeita. Primeiro porque chamou a atenção de uma das grandes obras de mobilidade urbana que o seu concorrente está executando e está mudando a trafegabilidade no município. Segundo porque já estava prevista a instalação da iluminação num segundo momento, coisa que deverá acontecer nos próximos dias.

O prefeito Orvino vai aproveitar para afrontar o ataque. Nos próximos dias serão entregues os cerca de dois quilômetros da avenida Beira-rio Forquilhas. A exemplo das demais obras, a iluminação virá na seqüência. Porém, aproveitando a realização do Rodeio dos Praianos, o prefeito vai consultar a comunidade e os organizadores do evento, se preferem que a avenida já seja liberada para o trânsito imediatamente ou se querem que esperem a iluminação. Qual será a resposta?

Ligação da Beira-Rio Forquilhas

Ainda na pegada de mobilidade urbana, a prefeitura de São José dá mais um passo com a divulgação da apresentação do projeto do trecho 1B da Avenida Beira-Rio Forquilhas, que será entregue em alguns dias. Nesta quarta-feira (10) será apresentado no gabinete do prefeito Orvino Coelho de Ávila, às 15h, o projeto do trecho 1B da futura avenida. O trecho ligará a BR-101, próximo a Intelbras, ao trecho 2 que está em construção. O projeto será apresentado pelos engenheiros da Engera e MRV Engenharia aos secretários e vereadores.

Para o prefeito Orvino Coelho de Ávila, esta é a obra que fará com que São José avance para um futuro ainda melhor. “Essa é uma obra também com um caráter social. Ela vai mudar toda aquela região. Vai impactar a vida de mais de 100 mil pessoas que transitam e moram nos bairros do entorno. A cidade só pode crescer para aquele lado, e precisamos fazer isso de maneira ordenada. Quanto melhor a infraestrutura, melhores serão as construções”, ressaltou o prefeito.

A obra está orçada em R$ 32 milhões e integra o anel viário de São José. A nova avenida que iniciará na BR-101, próximo a Intelbras, servirá de conexão da Rua Governador Aderbal Ramos da Silva com a rodovia SC-281, além de uma melhoria na via existente que conecta as ruas Senador Carlos Gomes de Oliveira e Governador Aderbal Ramos da Silva. O viaduto será construído na atual interseção entre a SC-281 com as ruas Luiz Fagundes e Senador Carlos Gomes de Oliveira.

Mapa mostra novas ligações que melhorarão a mobilidade urbana em São José

Outras etapas do projeto

O projeto da Beira-Rio Forquilhas está dividido em quatro trechos. O primeiro que está sendo realizado é o denominado trecho 2, e liga o lado Oeste ao Leste da cidade. Esse trecho fica nos limites dos bairros Sertão do Maruim, Forquilhinha, Forquilhas, Flor de Nápolis, Potecas, Picadas do Sul e Distrito Industrial e fará a conexão da Rua Antônio Jovita Duarte com a rodovia estadual SC-281.

São quatro pistas, dos quais duas receberam pavimentação asfáltica e aguardam a sinalização da SC-281 ser realizada pelo Governo do Estado para ser liberada para o trânsito. A via conta com uma extensão de 2 km e mais 600 metros de acesso, oferecendo duas faixas de tráfego, recuo para ônibus e interseções com vias adjacentes. As outras duas pistas, que também já foram iniciadas, dependem da realocação das famílias do Loteamento Benjamin para um loteamento habitacional de interesse social.

Já o trecho 1A ainda está em fase de elaboração. Ele prevê uma avenida entre a BR-101 e a parte Leste da Avenida Beira-Rio Forquilhas. O terceiro trecho, da rua Antônio Jovita Duarte até o loteamento Ceniro Martins, em Forquilhas, e o quarto trecho do loteamento até o contorno viário da Grande Florianópolis, com 2,5 quilômetros, estão em fase de planejamento.

Avenida Beira-Rio Forquilhas

Renovação

Na última semana o empresário e Corretor de Seguros Victor Ivaniski aceitou o convite do deputado estadual, Sérgio Guimarães, para se filiar ao União Brasil para disputar uma vaga na Câmera de Vereadores de São José. “Passou da hora das pessoas de bem entrarem na política”, disse Victor Ivaniski que disputa pela primeira vez uma eleição.

Victor Ivaniski com Sérgio Guimarães

PT reforça nominata

Com o fim do prazo para a janela eleitoral e novas filiações, a última semana foi intensa no PT de Florianópolis.  Foram filiadas lideranças que estavam sem partido e outras que vieram de outras siglas.

Entre os nomes que devem compor a chapa destaca-se o de Bia Vargas, vinda do PSB, e que foi candidata a vice governadora com Decio Lima; Josemir Cunha, reconhecido professor de cursinhos pré-vestibular da cidade e Andher Villian, liderança do Maciço do Morro da Cruz, estes vindos do PSOL

A chapa ainda está em construção. A comissão eleitoral segue trabalhando para organizar candidaturas que possibilitem, junto à Federação Brasil da Esperança, conquistar pelo menos três cadeiras na Capital.

PT reforça nominata de pré-candidatos a vereador

Lela confirmado

No último sábado, o PT da Capital também participou do Dia D do PT. Uma maratona de planejamento eleitoral organizado pela direção nacional do partido. O PT terá candidato em 13 capitais, incluindo Florianópolis, onde indicou o nome do ex-vereador Lela como pré-candidato. Além do debate de estratégias, o partido iniciou o processo de revisão participativa do plano de governo que apresentará à sociedade.

Sérgio Guimarães critica saúde

Em reunião na comissão de Saúde da Assembleia Legislativa nesta terça (9) o deputado Sérgio Guimarães (União Brasil) criticou o cenário de caos que estamos vivendo na saúde pública em Santa Catarina e não baixou o tom das críticas, em resposta ao deputado Massocco do PL.

O deputado governista tentou defender o Governo Jorginho e foi rebatido por Serginho, que há anos vem expondo os problemas na área da saúde, desde outros governos.  Veja o vídeo do embate no link: https://www.instagram.com/reel/C5jFkfIrQOC/?igsh=MWhvMnc2MWJpMGtzeQ==

Está mais do que na hora de o governador Jorginho Mello entregar na prática o que vem prometendo nas propagandas na área de saúde. Nos últimos meses o governador só se preocupa com política e filiações de políticos no seu partido, o PL.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Restaurante Popular

A vereadora Manu Vieira, agora no PL, está em uma cruzada para resolver um problema social que se criou com a instalação do Restaurante Popular na avenida Mauro Ramos. O equipamento público, que deveria servir para dar segurança alimentar aos trabalhadores menos favorecidos, atrai para a região moradores em situação de rua e em muitos casos vândalos e ladrões. Manu relata que já se passa de 15 estabelecimentos que foram arrombados na região recentemente. Sem falar os casos de importunação de moradores. A vereadora lembra que a própria origem do Restaurante Popular, quando o presidente Lula criou no seu segundo mandato, previa levar alimentação suplementar ao trabalhador e, segundo suas palavras, “não ao vagabundo”.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa