A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear, lavrou mais um auto de infração com prazo de 15 dias decretado para correção de despejo de esgoto em uma residência localizada na Av. Rio Branco, uma das principais do Centro de Florianópolis. A denúncia foi realizada por moradores de uma das casas da rua, que informaram estar recebendo esgoto de um vizinho no próprio terreno. A equipe técnica aplicou os testes de corante na residência denunciada, confirmando a infração à saúde pública.
Durante as ações, as ruas Menino Deus e Tiradentes também foram fiscalizadas. Na primeira, a capela do Hospital de Caridade foi vistoriada após denúncia de descarte de esgoto em rede pluvial. O local foi inspecionado e nada foi identificado. No segundo endereço, um imóvel foi inspecionado pela mesma queixa, mas também não foram identificadas contribuições. No entanto, a caixa de inspeção utilizada para vistoriar as ligações estava obstruída e infiltrando, sendo enviada uma solicitação à Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) para correção.
As chuvas persistentes que atingiram Santa Catarina no início da semana afetaram o trabalho da Blitz Sanear durante os três dias de precipitação. A região de Ponta das Canas esteve no roteiro da fiscalização, mas cerca de duas casas não puderam ser vistoriadas por conta dos efeitos do ciclone extratropical. Na servidão Dona Joana, a ação de retorno confirmou que os dois imóveis autuados anteriormente já estavam regulares.
Na Av. Luiz Boiteux Piazza, três residências foram visitadas, confirmando uma irregularidade, uma casa regular e uma parcialmente regular. A Casan foi notificada após a ação de retorno acusar a instalação de caixa de inspeção com pouca profundidade, feita pela companhia, impossibilitando a ligação entre o imóvel e a rede correta.
Canais de denúncia e atendimento
A Prefeitura de Florianópolis possui meios de comunicação gratuitos para a realização de inspeções ou denúncias contra crimes ambientais relacionados ao descarte irregular de esgoto. O principal canal para registrar queixa à Ouvidoria é o número de WhatsApp (48) 8482-9617. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para agendar uma inspeção gratuita com a equipe técnica do Floripa Se Liga na Rede, os contatos são: WhatsApp (48) 98821-6499, telefone (48) 3307-1223 ou o endereço de e-mail
floripaseliganarede@pmf.sc.gov.br. O Floripa Se Liga na Rede é um programa de caráter educacional e não lavra autos de multa.
O Floripa Se Liga na Rede é realizado pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com a Casan, enquanto as ações da Blitz Sanear são executadas pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Municipal, Floram e Casan.