Hoje é segunda-feira, 24 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioDESTAQUECamerata Florianópolis apresenta concerto de música clássica inédito no CIC

Camerata Florianópolis apresenta concerto de música clássica inédito no CIC

A Camerata Florianópolis volta ao teatro do CIC para apresentar um concerto que homenageia grandes gênios da música dos períodos clássico e romântico, como Mozart, Schumann, Mendelssohn, Chopin e Mahler

Como destaques deste concerto, teremos as participações especiais da violinista Annette-Barbara Vogel, renomada instrumentista que é referência de sua geração na Alemanha, e Masami Ganev, apontada pela crítica especializada como um dos principais sopranos líricos em atuação no Brasil.

Intitulado “Grandes Clássicos”, o espetáculo, que terá regência e direção artística do maestro Jeferson Della Rocca, acontecerá no dia 7 de junho, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC). Os ingressos estão à venda no site da Blueticket.

Annette-Barbara Vogel tem cativado os mais exigentes públicos ao redor do mundo, com seus recitais solo e performances de música de câmara em mais de 35 países em seis continentes. Além disso, a sua singularidade musical foi reconhecida por inúmeros prêmios solo de prestígio e bolsas de estudo em toda a Europa e América do Norte.

Sua colaboração com a Camerata Florianópolis promete ser uma experiência inesquecível para os amantes da música clássica. “Estamos muito felizes em ter Annette-Barbara Vogel conosco, interpretando o concerto para violino e orquestra em Re menor de Mendelssohn. Sou admirador de seu primoroso trabalho e, certamente, será uma experiência incrível para os nossos músicos e o público”, comenta o maestro Della Rocca.

Natural do Japão, mas morando no Brasil desde 1997, Masami Ganev traz para este concerto interpretações inéditas de canções de compositores eruditos diversos, com arranjos especialmente elaborados por Alberto Heller. Uma das músicas que Masami vai cantar será em japonês: “Sen no Kaze ni Natte”, de Man Arai.

A produção executiva do espetáculo é de Maria Elita Produções. O concerto é viabilizado pelo Ministério da Cultura / Governo Federal, via Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio das empresas Engie, Clemar Engenharia e Fort Atacadista e conta com o apoio do Clube NSC.

CONCERTO REÚNE GRANDES COMPOSITORES DOS PERÍODOS CLÁSSICO E ROMÂNTICO

Quem são Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), Robert Schumann (1810-1856), Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847), Frédéric Chopin (1810-1849) e Gustav Mahler (1860-1911)? Apesar de viverem em épocas diferentes e terem estilos distintos, esses cinco compositores europeus compartilham várias semelhanças que os colocam entre os maiores da história da música ocidental.

Todos eles demonstraram talentos precoces, começando a compor e a se apresentar publicamente ainda na infância. O austríaco Mozart, por exemplo, compôs sua primeira peça aos 5 anos, enquanto o alemão Mendelssohn escreveu o admirado “Octeto para Cordas” aos 16.

Além disso, todos eles contribuíram significativamente para a expansão e evolução da música em seus respectivos períodos. Mozart e Mendelssohn destacaram-se na música de câmara e sinfônica, criando obras que combinam clareza formal com profundidade emocional. O alemão Schumann e o polonês Chopin, por sua vez, foram mestres no piano. Schumann tornou-se um dos grandes compositores do período romântico, cuja obra abrange uma ampla gama de gêneros e formas, cada uma marcada por seu estilo inconfundível. Chopin colocou as danças polonesas, como a mazurca e a polonaise, num nível artístico elevado. Já o checo-austríaco Mahler, com suas sinfonias monumentais, expandiu os limites da orquestração e da forma sinfônica, incorporando elementos vocais e filosóficos.

Outro ponto de convergência entre esses compositores é a intensidade emocional de suas obras. Cada um deles, à sua maneira, expressou uma ampla gama de emoções humanas, desde a alegria e a exultação até a tristeza e a melancolia. As sinfonias de Mahler, as canções de Schumann, as sonatas de Mozart, os noturnos de Chopin e os concertos de Mendelssohn são exemplos de como eles capturaram a complexidade das experiências humanas em suas composições.

PROGRAMA

Wolfgang Amadeus Mozart – Sinfonia No. 1 em Mi bemol maior

Robert Schumann – “Widmung” Op.25 no.1

Felix Mendelssohn – “Auf Flügeln des Gesanges” Op.34 no.2

Gustav Mahler – “Urlicht” (Des Knaben Wunderhorn)

Man Arai – “Sen no Kaze ni Natte” – Solista: Masami Ganev (soprano)

Intervalo

Frédéric Chopin – Estudo em Mi maior Op.10, No.3 Arr. Cordas

Frédéric Chopin – Noturno em Mi Bemol maior, Op.9, No.2 Arr. Cordas

Felix Mendelssohn – Concerto para Violino e Orquestra em Re menor – Solista: Annette Barbara Vogel (violino)

SERVIÇO

O QUÊ? Camerata Florianópolis apresenta o espetáculo “Grandes Clássicos”

QUANDO? 7 de junho de 2024, às 20h30

ONDE? Teatro Ademir Rosa (CIC) – Florianópolis

INGRESSOS? Blueticket e na sede da Camerata (Rua Joe Collaço, 708, bairro Santa Mônica)

Link: https://www.blueticket.com.br/evento/35285/grandes-classicos-camerata-florianopolis

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa