O espetáculo, que vai trazer a riqueza musical de países como Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Cuba, México – e, claro, Brasil, estreia no próximo dia 19 de abril, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC). A regência e direção musical é do maestro Jeferson Della Rocca.
Além dos músicos da Camerata, o espetáculo terá um time de ilustres convidados, como os cantores Cláudia Bossle, Nicole Ruju (Peru), Javier Venegas (Argentina) e Daniel Montero (Uruguai); na banda, Felipe Coelho (violão), Tie Pereira (baixo), Alberto Heller (piano), Rodrigo Porciúncula (bateria), Alexandre Damaria (percussão), Roger Corrêa (acordeon), Claudia Rivera (flauta) e Gabriel Barbalho (trompete).
Para o maestro Jeferson Della Rocca, a América Latina é riquíssima quando falamos de música popular e folclórica. “Somente no Brasil temos dezenas de ritmos marcantes, que caracterizam nossas diferentes regiões, assim como ocorre nos diversos países das Américas do Sul e Central. Nossa maior dificuldade foi escolher apenas 20 músicas dentro deste universo musical tão belo e diverso. Certamente este é um projeto que merecerá novas edições”, adianta.
No repertório, músicas emblemáticas como os tangos La Cumparsita e Cambalache, Gracias a la vida, El Humahuaqueño + El condor passa, Boquita de cereza, El quarto de Tula, Solo le pido a Dios e Volver a los 17, até a música brasileira de diferentes épocas e regiões, como Escorregando + Apanhei-te cavaquinho, Milonga para as missões, Feira de Mangaio e Águas de março.
O pianista e arranjador do concerto Alberto Heller afirma que no repertório haverá muitos ritmos marcantes e importantes que vão formar um conjunto “colorido”. “O público vai perceber que teremos músicas que tocam o coração, outras que são dançantes e vibrantes. E no palco teremos uma mistura muito linda de culturas, músicos de vários países, para trazer de fato aquilo que chamamos de música latina”, explica.
O acordeonista Roger Corrêa parabeniza a Camerata pelo novo projeto e afirma que será um espetáculo de muita força e sensibilidade. “É uma alegria imensa fazer parte deste lindo projeto que busca exaltar a música latino-americana”.
Com produção executiva de Maria Elita Pereira, o espetáculo conta com o patrocínio do Fort Atacadista e Engie e tem o apoio do Clube NSC. Os ingressos estão à venda no site da Blueticket e na sede da orquestra.
SERVIÇO
O QUÊ? “Sons da América Latina”, o mais novo espetáculo da Camerata Florianópolis
QUANDO? 19 de abril, às 20h30
ONDE? Teatro Ademir Rosa (CIC), Florianópolis
INGRESSOS? À venda na Blueticket e na sede da orquestra