Hoje é sexta-feira, 21 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALCEI Izaltina Gomes da Silva fortalece laços familiares por meio de jogos...

CEI Izaltina Gomes da Silva fortalece laços familiares por meio de jogos educativos e interativos

Atividades favorecem desenvolvimento das crianças

Aprender brincando. Com essa abordagem, o grupo 4/5 do Centro de Educação Infantil (CEI) Izaltina Gomes da Silva, localizado no Loteamento Tarumã, em Potecas, está trabalhando uma série de atividades lúdicas e educativas.

As professoras Letícia Naibert, Rafaela Muller e Stefani Pimentel apresentaram à turma jogos do programa Mente Inovadora, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação para as unidades educativas. O Programa oferece suporte lúdico e pedagógico, auxiliando no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio, com ênfase na aprendizagem com significado, utilizando o professor como mediador.

“Quando as crianças jogam, são conduzidas a lidar com situações que envolvem colaboração e cooperação, ganhar e perder, sucesso e fracasso, reforçando a competência de gerenciar e controlar as emoções, perseverança e autodisciplina, além de aprender a respeitar as regras do jogo”, explicou a professora Letícia.

Um dos jogos chamou a atenção dos pequenos: a hora do rush, quando as crianças precisam encontrar a solução para o trânsito fluir de forma adequada. “Elas ficaram muito entusiasmadas e manifestaram interesse de compartilhar essa experiência com os familiares. Então, organizamos um encontro para a interação das crianças com os pais e responsáveis. Nós estávamos atentas para orientar, mas as crianças dominaram as regras e fizeram questão de ensinar aos convidados. Juntos foram vencendo cada desafio proposto do jogo. Foi lindo!”, expressou a auxiliar de ensino Rafaela Muller.

Para a diretora Roselei Regina Titon Rogalski, vivências como essa intensificam o vínculo afetivo, resultando no aumento da autoestima das crianças. “A qualidade do tempo juntos, o olhar atento e a troca de amor e carinho entre os convidados e crianças fizeram desse momento uma ótima experiência”.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa