Hoje é sábado, 24 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALCEMs, CEIs e EJA voltam às aulas nesta semana

CEMs, CEIs e EJA voltam às aulas nesta semana

Início das atividades nas Escolas Profissionais será no dia 13 de fevereiro

Publicidadespot_img

As mais de 22 mil crianças e estudantes da rede municipal de ensino voltam às atividades nesta semana. Nos Centros Educacionais Municipal (CEMs) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), as aulas começaram na terça-feira (7). Já para os Centros de Educação Infantil (CEIs), o início acontece nesta quarta-feira (8). Enquanto que o começo das atividades para os alunos das Escolas Profissionais será no dia 13 de fevereiro.

Durante o período de recesso, a Prefeitura de São José aproveitou para fazer melhorias e adequações necessárias na maioria das unidades, como a quadra coberta do CEM Santa Ana, no bairro Colônia Santana, que passou por reforma; e conserto do telhado e pintura do CEI Érica Schmidt de Souza, no bairro Real Parque.

A Prefeitura também investiu na aquisição de kits MindLab, um projeto de metodologia pedagógica que busca desenvolver uma mente inovadora. “Entre os recursos pedagógicos utilizados estão jogos de raciocínio que vão envolver os estudantes da pré-escola e do Ensino Fundamental no desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais, cognitivas e éticas”, explicou o diretor de Ensino, Alexandre Gandolfi Neto. Uma reunião com os diretores das unidades está agendada para sexta-feira (10) para explicar como utilizar os materiais.

Modelo de gestão democrática

Em cumprimento ao Plano Nacional de Educação, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia o ano letivo com as unidades escolares sob o comando de diretores escolhidos pelo processo de gestão democrática. O processo de escolha foi realizado obedecendo critérios de mérito e desempenho, seguindo modelo definido pelo Decreto Municipal nº 17.102/2022. Os diretores vão atuar pelo período de dois anos.

Os interessados em assumir a direção das unidades escolares realizaram curso de liderança e gestão escolar, com carga de 40 horas, disponibilizado pela secretaria. No curso, cada um desenvolveu um plano de gestão escolar, que foi apresentado e analisado por representantes de todas as comunidades escolares das cinco regiões do Município. Os candidatos considerados aptos na avaliação passaram a integrar um banco de recursos humanos. Levando em consideração os critérios de mérito, os aptos tiveram sua escolha validada no dia 31 de janeiro pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila.

Nova unidade de Educação Infantil

Na Educação Infantil, a principal novidade é o novo CEI em Potecas. Em uma área construída de mais de 1.300 m², o CEI Professor Lindomar Antônio Fabro ofertará vagas na creche e na pré-escola. As equipes da Secretaria de Educação trabalham nos últimos ajustes para iniciar as atividades. A Secretaria Municipal de Educação convida os pais e responsáveis pelas crianças matriculadas na unidade para participar de uma reunião nesta terça-feira (7), às 18h30min, no próprio CEI (Rua João José Martins, bairro Potecas).

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa