O Centro de Inovação e Tecnologia Educacional de São José (Citesj) está se tornando referência para incentivar o uso criativo e pedagógico das novas mídias digitais. “As atividades – destinadas aos alunos e professores da rede municipal – exploram recursos modernos, como óculos de realidade virtual, impressora 3D, itens de robótica, cortadora a laser e chromebooks. Para os estudantes, são planejadas ações em conjunto com os professores para agregar ao conteúdo ensinado em sala de aula”, explicou a coordenadora do Citesj, Luciana Schmitz.
Na sexta-feira (20), o Citesj recebeu a turma 27, do 2º ano, do Colégio Municipal Maria Luiza de Melo. Como a turma estava trabalhando a temática da educação para as relações étnico-racionais, esse foi o assunto abordado, explorando novas tecnologias.
Os estudantes começaram o tour assistindo ao vídeo “Amor de Cabelo”, filme vencedor do Oscar de melhor curta metragem de animação. O curta trata sobre a diversidade humana e a construção da identidade. Na sequência, os alunos usaram chromebooks para criar um avatar, que é uma representação gráfica de uma pessoa em ambiente virtual. “Essa atividade valoriza as características individuais e o respeito às diferenças”, citou a professora-regente da turma, Marilene Souza.
As crianças elogiaram a experiência. “Eu aprendi que as diferenças são boas, se não a gente não conseguiria identificar as pessoas”, explicou Lucas Gentil Fidelis, de 7 anos. “Eu gostei muito do filme. A menina tem um cabelo assim como o meu, bem bonito”, disse Alana Sofia de Moura Santos, de 7 anos.
As atividades finalizaram com as crianças explorando as funcionalidades interativas e em 3D dos óculos de realidade virtual, e com desenhos livres em tela interativa projetada na parede.
O diretor do Citesj, Luiz César dos Santos Vieira Filho, ressaltou que o espaço foi inaugurado neste ano para potencializar a aprendizagem, oferecendo atividades tanto para alunos quanto para professores da rede municipal. “Os professores também participam frequentemente de formações aqui no Citesj, que despertam para essa proposta pedagógica aliada ao uso de tecnologias digitais”, destacou.
Investimentos em tecnologia
Além do Citesj, a Administração Municipal também investiu na aquisição de chromebooks para todas as escolas, entregues no ano passado; executou melhorias na rede lógica das unidades, que proporcionam mais agilidade na conexão com a internet; entregou projetores para equipar todas as salas de aula das escolas do Ensino Fundamental da rede municipal; e desenvolveu o Movimento Geração do Futuro (parceria entre PMSJ, Sesi e Senai) que está preparando alunos e professores para a nova economia global com aulas práticas e divertidas.