Hoje é segunda-feira, 22 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna da AMPEColuna da AMPE edição de 15 de março de 2023

Coluna da AMPE edição de 15 de março de 2023

Veja abaixo os principais assuntos da Coluna da Ampe, publicada quinzenalmente numa parceria da Ampe da Região Metropolitana de Florianópolis, com o jornal Informe Negócios

Governo lança programa para incentivar empreendedorismo feminino

Estão abertas as inscrições para o Empreendedoras.tech, o programa desenvolvido para fortalecer projetos ou empresas de micro e pequeno porte de base tecnológica lideradas por mulheres. As ações serão realizadas a distância e são destinadas a empreendedoras de qualquer parte do país. As empresas podem ser formais e informais de micro e pequeno porte, detentoras de ideias inovadoras, negócios emergentes ou projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Poderão candidatar-se empresas e projetos brasileiros, com sede no Brasil e ou vinculadas a instituições residentes no país. A iniciativa é da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Acesse enap.solv.network.

Confiança dos pequenos negócios volta a crescer

Depois de cinco meses de quedas consecutivas, a confiança dos donos de pequenos negócios voltou a crescer, em fevereiro. De acordo com a Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada mensalmente pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança das MPE (IC-MPE) avançou 3,8 pontos, passando de 84,6 pontos, em janeiro, para 88,4 pontos no segundo mês do ano. O Índice é cerca de um ponto superior ao detectado em novembro do ano passado (87,5 pontos), o mais alto desde então.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaca que o crescimento do índice foi influenciado pelo avanço da confiança nos três setores que compõem a Sondagem (Indústria, Comércio e Serviços). “A confiança dos donos de pequenos negócios do Comércio e Indústria da Transformação foi a que mais puxou o índice para cima, contudo, a recuperação no mês precisa ser analisada com cautela considerando que há ainda um movimento de desaceleração econômica mundial em curso, e no âmbito nacional temos desafios que levam em consideração uma política monetária contracionista, riscos fiscais e inflação elevada”, pontua (Site do Sebrae)

Estudo mostra importância dos fundos de aval para MPEs

Um estudo recente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostra que os fundos de aval nacionais são indispensáveis para a sobrevivência das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras. O levantamento também aponta que fortalecer esses fundos é importante para aumentar a oferta de crédito para o segmento.

A pesquisa mostra que programas garantidores emergenciais, como o Fundo Garantidor para Investimentos do Programa de Acesso a Crédito (FGI-PEAC) e o Fundo de Garantia de Operações do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FGO-Pronampe), ampliaram em até 28 pontos percentuais o crédito para estabelecimentos de menor porte.

Os fundos de aval são mecanismos que complementam as garantias que os micro, pequenos e médios empresários devem dar aos bancos na hora de obter financiamentos.

Meio Ambiente em pauta na região leste da ilha

A Ampe Metropolitana participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Leste da Ilha, no dia 8 de março, realizada para discutir a conservação da bacia da lagoa e danos ambientais ocasionados pela Casan. O representante da entidade, Fred Fronza, propôs que o Conselho envolva os empreendedores de micro e pequenas empresas da região, para que apresentem sua proposta e soluções para os problemas locais.

ARTIGO

Saiba como se proteger dos crimes virtuais

Thiago de Miranda Coutinho

Em outra edição do Informe Empreendedor, repercutimos a tentativa de golpe contra inúmeros Microempreendedores Individuais catarinenses, principalmente da região da Grande Florianópolis. Agora, voltamos ao tema para passar dicas práticas de como se proteger.

Uma das modalidades mais comuns de golpe é a clonagem de whatsapp. Geralmente, os criminosos fazem um contato persuasivo visando conseguir o chamado “Código Verificador de 6 dígitos” (que é enviado por SMS).

Os exemplos práticos são norteados tanto por abordagens “positivas” (quando a aceitação da oferta geraria supostas vantagens ou ganhos) como “negativas” (onde a negação ensejaria perdas).

Cotidianamente, os bandidos se passam por instituições financeiras sob a alegação de encerramento de conta se não houver uma “atualização cadastral”. Também usual, o pretexto de promoção de um programa de milhas que “irá expirar” se não houver a “migração da pontuação”, por exemplo.

A dica é: nunca repasse seu “Código Verificador de 6 dígitos” e/ou seus dados a terceiros, desconfie desse tipo de contato por telefone, sms ou e-mail e, ainda, averigue se tal solicitação (por este canal) é prática comum da referida empresa. Além disso, há ferramentas que vão deixar o seu smartphone mais seguro e com uma “camada extra” de proteção. Vamos às recomendações:

ANTIVÍRUS NO CELULAR: Instale um software (antivírus) conhecido no seu celular. Há várias boas opções de empresas “famosas” no mercado, inclusive gratuitas. Tanto para o sistema Android, como para o IOS, esse cuidado é indispensável nos dias atuais.

VERIFICAÇÃO DE DUAS ETAPAS NO WHATSAPP: Trata-se de uma ótima ferramenta de proteção! Ative-a, pois ela é uma espécie de “mecanismo de segurança” que vai dificultar o acesso não autorizado ao seu smartphone quando (eventualmente) sua senha for violada. Destaca-se que ambas as instalações (Android ou IOS) são simples e possuem tutorias explicativos no Youtube.

Por fim, o assunto é amplo e há muitas outras maneiras de se proteger como, por exemplo, na autenticação de dois fatores do Instagram (com a recuperação de senha realizada por um aplicativo gratuito do Google; muito mais seguro do que pelos meios tradicionais como sms, telefone ou e-mail).

Tudo isso e muito mais, eu abordo lá no meu Instagram. Te vejo por lá! Um grande abraço!

Thiago de Miranda Coutinho é coautor de 3 livros sobre Direito e Articulista nos principais veículos de comunicação jurídica do país. Jornalista, graduando em Direito, agente de Polícia Civil e professor na Academia de Polícia Civil de SC. Instagram: @miranda.coutinho_

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

O Presidente da Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Florianópolis – AMPE Metropolitana, no uso de suas atribuições estatutárias vem, através do presente, CONVOCAR todos os seus associados para comparecerem à assembleia geral ordinária que se realizará na Av Rio Branco, nº 533, Sala 601 – Centro – Florianópolis – SC – CEP 88015-203, dia 28 de Março de 2023, com primeira convocação às 09:00 horas com presença da maioria absoluta dos associados, e segunda convocação às 09:30 horas com qualquer número de associados presente para deliberarem sobre o seguinte terma:

– PRESTAÇÃO DE CONTAS 2022

Informamos que a movimentação econômica, financeira, administrativa e orçamentária, consoante, estará, especialmente, à disposição do Conselho Fiscal para analise e parecer, a partir das 09:00 horas do dia 28 de março de 2023, na sede da entidade.

Confirmar presença até o dia 20 de março de 2022 através do e-mail: contato@ampemetropolitana.com.br ou telefone (48) 32594800.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa