Hoje é quarta-feira, 12 de junho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALConcluída a revitalização do calçadão da Paulo Fontes

Concluída a revitalização do calçadão da Paulo Fontes

A Prefeitura de Florianópolis concluiu na semana passada a revitalização do passeio público do canteiro central da Avenida Paulo Fontes, no centro histórico da cidade. O calçadão ladeia o Mercado Público e a Praça do Largo da Alfândega, assim como o Terminal Integrado do Centro (TICEN). Os serviços foram conduzidos pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.

O passeio vai da altura da Rua Arcipreste Paiva até um pouco à frente do Camelódromo, sentido Beira-Mar Norte, com 490 metros de extensão e 1.408,35 metros quadrados de área total. Ele foi alinhado à Praça do Largo da Alfândega, de modo que o principal serviço executado correspondeu à demolição do antigo piso de concreto que se encontrava bastante danificado e sua substituição por pavimentos variados.

Assim, o passeio ganhou piso de granito nas duas travessias de pedestres (em frente ao Camelódromo e entre o Mercado Público e a Praça do Largo da Alfândega), e deck com bancos para contemplação e descanso paralelo ao que existe na praça em direção ao espelho d’água. Além de pavimento de concreto nos demais trechos e piso podotátil direcional e de alerta, e guia contornando canteiros, em atenção às normas de acessibilidade.

As obras no passeio público do canteiro central da Avenida Paulo Fontes também abrangeram a demolição de muretas e alvenarias; a revitalização dos meios-fios; a colocação de gradil novo em determinados locais; a remodelação do paisagismo, com o redimensionamento dos canteiros, plantio de grama (a que existia estava desgastada) e de árvores de porte médio, e a instalação de lixeiras, floreiras e dois tótens com mapas táteis com orientações sobre pontos turísticos e históricos do entorno.

Passeios do entorno requalificados

Os serviços executados pela Pavicon Construções Ltda. iniciaram em setembro de 2022 e tiveram o prazo inicial prorrogado em função do recesso de final de ano da empreiteira, dos eventos de Carnaval e do aniversário da cidade ocorridos na região, e das fortes chuvas. Além do que, com a retirada da passarela metálica em frente ao Terminal Rodoviário Rita Maria, os trabalhos englobaram a requalificação dos passeios do entorno do calçadão da Paulo Fontes para que a área da rodoviária até o centro leste tivesse acessibilidade. O investimento total foi de R$1.865.629,23.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa